Assistência Social realiza abordagens em pessoas em situação de rua

Na última semana, a equipe da Secretaria de Assistência Social e da Casa de Passagem, com apoio da guarda municipal, realizou abordagens em pessoas em situação de rua que se encontravam na Praça 13 de Maio e também nas imediações da Praia Grande.

Segundo a pasta, pelo menos 24 pessoas foram abordadas e receberam orientações sobre todos os serviços oferecidos pelo poder público local – como alimentação, banho, apoio social e psicológico na Casa de Passagem. Além disso, 13 pessoas que pediram para voltar para as suas cidades de origem receberam o transporte necessário.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Luiz Augusto, a abordagem é uma prática periódica na cidade para que todos possam ter conhecimento dos equipamentos sociais existentes em Ubatuba. “Diariamente percorremos os bairros da cidade, conversamos com as pessoas em situação de rua e oferecemos meios para que eles possam ser atendidos – seja na casa de passagem com banho, alimentação e orientação, seja também com transporte para retornar para as suas cidades”, esclareceu.

Fórum População em Situação de Rua

Neste semestre, a equipe de Assistência Social de Ubatuba participou do Fórum sobre População em Situação de Rua com participação de cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte, realizado em Jacareí. Na ocasião, foi constatado o aumento do fluxo dessas pessoas em toda a região e compartilhadas ideias para melhorias na assistência e no atendimento.

“É muito importante estarmos atualizados para percebermos que nós enfrentamos os mesmos desafios de muitas cidades – assim podemos trocar experiência e aprender uns com os outros. O próximo Fórum deve ocorrer no ano que vem e Ubatuba já se ofereceu para sediá-lo, pois queremos a cada dia melhorar ainda mais o trabalho que já realizamos”, completou o secretário.