Formatura e comemoração marcam o Dia do ACS e ACE na Câmara

Um evento realizado na tarde desta quarta-feira (4) no prédio da Câmara Municipal marcou a formatura da primeira turma de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) a concluir o curso técnico do programa “Saúde com Agente” e também a comemoração em homenagem ao Dia Nacional do ACS e ACE.

A cerimônia teve início com a entrega da certificação aos 55 agentes de saúde e 18 agentes de endemias, que a partir agora recebem a nomenclatura de técnicos em suas áreas de atuação. As preceptoras que acompanharam os alunos durante o período do curso também participaram do evento, entregando o diploma a cada estudante.

A formanda, Flaviana Maria da Silva, ressaltou em sua fala que os agentes de saúde e de endemias são o elo entre o sistema de saúde e a população e que com o curso teve a oportunidade de aprender, reaprender e reanimar para a profissão. Em seu discurso deixou ainda uma frase para os companheiros: “Seja você parte da mudança que você quer ver no mundo”, disse a ACS.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Ana Cristina Lourenço, o curso oferecido de forma gratuita é um investimento na qualificação profissional e na qualidade dos serviços oferecidos na área da saúde. “O conhecimento é libertador e tenho certeza que todos os agentes que concluíram esse importante curso terão mudanças significativas em suas vidas pessoais e profissionais, além de oferecer um ganho enorme para o atendimento de saúde da população”, destacou.

Para celebrar o dia dos agentes, a Secretaria de Saúde realizou o sorteio de vários brindes, entregou um bombom a cada profissional presente na cerimônia e ofereceu a todos um café da tarde ao final do evento.

Saúde com Agente

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde, que conta com a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O curso foi realizado de forma híbrida, com aula remota e presencial, e uma carga horária de 1.275 horas.

Com a certificação, os profissionais passam a ter o curso de Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, respectivamente. A previsão da secretaria é de que uma nova turma seja iniciada em 2024.