Poder Executivo Municipal

Parceria entre Fundo Social e Secretarias beneficia 200 pessoas

Parceria entre Fundo Social e Secretarias beneficia 200 pessoas

O Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba é sede de uma serie de iniciativas que beneficiam a população. Por meio de parceria com as Secretarias da prefeitura, como Fundação de Arte e Cultura (Fundart) e Secretaria de Esportes e Lazer (Smel), oficinas como Costura Criativa, Pintura e aula de Ginástica para Melhor Idade acontecem no local.

Além das aulas, o espaço do Centro de Capacitação profissional também recebe o grupo Maracatu Itaomi aos domingos, para a realização de ensaios semanais. De acordo com a Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rita de Cássia Pereira, somando as iniciativas, cerca de 200 pessoas são beneficiadas.

Rita ainda destacou que o espaço está aberto para que as demais secretarias possam promover iniciativas, como é o caso das pastas da Saúde e Educação que, recentemente, fizeram uso do local.

“A gente já tem três Secretarias com parceria, mas as outras também são participativas. Tivemos a Secretaria de Saúde, com o Centro de Atenção Psicossocial- CAPS, que fez um café com os pacientes atendidos nesse espaço. A Educação fez a capacitação das merendeiras para  o projeto Hábitos Alimentares Saudáveis, com curso de Gastronomia Vegana dentro da nossa cozinha artesanal. As merendeiras saíram daqui radiantes”, afirmou.

As aulas

A maioria dos projetos começou a funcionar no espaço do FSS/ Centro de Capacitação Profissional em fevereiro deste ano.

Elas acontecem durante a semana, de segunda a sexta-feira – cada uma em seu horário específico. Para as oficinas da Fundart (pintura e costura criativa), a inscrição deve ser feita da sede da Fundação – é necessário verificar para qual turma há vagas.

Já para as aulas da Melhor Idade, por enquanto, todas as vagas estão preenchidas.

 

Qualificação de Mão-de Obra

Rita ainda lembrou a importância da oferta de qualificação de mão-de-obra de forma gratuita a pessoas que tenham os critérios.  “Essa parte que oferece para as famílias a possibilidade de elas trabalharem fora e fomentar o mercado de trabalho, trazendo a renda, ajudando na autoestima e fazendo com que elas entendam a importância dos cursos ofertados aqui gratuitamente, traz uma magnitude diferenciada no trabalho e renda das pessoas. Isso é fundamental para a recuperação e resgate da nossa cidade.

Ela destacou o papel das iniciativas, principalmente em um período delicado, como o pós-pandemia.  “Sofremos muito com a vulnerabilidade social na pandemia. Muitas pessoas perderam o emprego, então, quando a gente começou a abrir os cursos e ofertar para essas famílias, isso fez elas perceberam a importância delas buscarem o auto custo, a profissão, trabalhar e colocar pra fora o que elas sabem fazer de melhor. é uma fomentação do emprego e renda na nossa cidade”, complementou Rita.

 

Previsão

Segundo Rita, a previsão é que o espaço também receba novas iniciativas, como o curso de Confeitaria, que será viabilizado por meio de uma parceria com o Sebrae e o Senai, cujo início está previsto para a próxima segunda-feira (27). Para este curso, a parceria aconteceu, também, com a Secretaria de Assistência Social, que faz a seleção dos participantes com base no cadastro já existente, composto por quem atende os critérios exigidos pelos programas.

/* * VLibras */