Poder Executivo Municipal

Projeto cultural “No Mapa da Mata” mostra Ubatuba além das praias

Projeto cultural “No Mapa da Mata” mostra Ubatuba além das praias

Já está disponível na internet o projeto cultural “No Mapa da Mata – Edição 2022”, que tem o apoio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) e da Prefeitura de Ubatuba. A iniciativa traça a rota do artesanato de Norte a Sul do município e tem o objetivo principal de apresentar a riqueza cultural e as belezas naturais dos sertões de Ubatuba, mostrando que o   potencial turístico da cidade vai além das praias.

“No Mapa da Mata” é fruto da pesquisa desenvolvida por Carolina Labarca e Helena Sanchez sobre os artesanatos produzidos pelos mestres artesãos e membros das comunidades tradicionais do município. Elas destacam que a divulgação desse trabalho garante uma devolutiva econômica para os artesãos retratados, potencializando a criação artística, manejo dos materiais, além de fortalecer o turismo de base comunitária.

O projeto pode ser acessado pelas redes sociais @nomapadamata: https://www.facebook.com/nomapadamata e https://www.instagram.com/nomapadamata/

Também está em fase de finalização o site que descreve um pouco de cada território, como chegar até eles, divulga os contatos dos artesãos para que se possa agendar uma visita, além de trazer informações sobre matérias primas oriundas da Mata Atlântica e utilizadas na confecção de produtos artesanais. Outro material disponível na página é um mapa de orientação em formato de folder.

Para marcar o encerramento, serão lançados dois vídeos: um no dia 6 de julho, apresentando o caminho do artesanato no Norte do município, e o segundo no dia 7 de julho, com a rota sentido Sul de Ubatuba. Para garantir a acessibilidade a portadores de deficiência visual, os vídeos contarão com áudio-descrição que narra o percurso das Rotas.

Serviço:

Site “No Mapa da Mata”: https://www.nomapadamata.com.br

Redes Sociais: @nomapadamata

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCap6J26DGyXYjciJxvbfe8Q

Facebook: https://www.facebook.com/nomapadamata/

Instagram: https://www.instagram.com/nomapadamata/

/* * VLibras */