Fundart inaugura pintura e homenageia Dona Maria da Caçandoca

Nesta sexta-feira, dia 8, a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart – fará a inauguração oficial da pintura realizada na parede externa do prédio do Sobradão do Porto em homenagem à Dona Maria da Caçandoca.

O evento terá início às 18h, em frente ao Sobradão, localizado na Praça Anchieta perto do Mercado de Peixe. No local haverá a entrega de homenagens à Dona Maria e também à artista plástica, Sonia Maria Rebelo Nogueira, responsável pela criação da obra.

O Maracatu Itaomi se apresentará no evento, com a participação da Dona Maria, e conduzirá um cortejo que será finalizado em frente à sede da Fundart, na Praça Nóbrega. O evento é aberto à população.

Dona Maria da Caçandoca

Maria Gabriel do Prado, mais conhecida como Dona Maria da Caçandoca, tem 78 anos e é uma ilustre representante das comunidades caiçara e quilombola de Ubatuba, guardiã das tradições e costumes dos nossos ancestrais. Lider da comunidade da Caçandoca e mestre quilombola, Dona Maria ainda não conferiu a obra e disse que espera ansiosa pelo evento.

“Eu não esperava essa homenagem, foi uma grande surpresa. Fico feliz por ainda estar viva para apreciar esse grande presente. Sou grata por lembrarem de mim”, agradeceu.

Sonia Maria Rebelo Nogueira

A artista plástica Sonia Maria, 60 anos, é funcionária pública municipal e professora de artes. Sobre a realização do trabalho, ela explica que contou com a colaboração da filha Michelle Nogueira, 32 anos, e que o trabalho foi um grande desafio.

“No total, o projeto durou cerca cinco meses, contados a partir da idealização da obra. São mais de três metros de altura, nunca tinha feito algo tão grandioso. A chuva atrasou um pouco a finalização da obra, mas agora teremos a honra de apresentá-la à Dona Maria. Foi um grande desafio e um prazer maior ainda ter concluído esse projeto. Foi uma superação”, descreveu a artista que usou técnicas mistas para realizar a pintura.