Poder Executivo Municipal

Anibra: GateBall de Ubatuba vence campeonato em casa

Anibra: GateBall de Ubatuba vence campeonato em casa

No último domingo (5), Ubatuba sediou o 3° Campeonato de GateBall do Litoral Norte 2022, do qual participou com duas equipes. O torneio aconteceu no bairro da Lagoinha e contou com seis equipes participantes, sendo três de Ubatuba, duas de Caraguá e uma de São Sebastião.

O município ficou com o primeiro e segundo lugares. Em abril, Ubatuba também foi campeã da competição; já em maio, as equipes ficaram em 4°, 5° e 6° lugares. O próximo torneio está previsto para o mês de julho.

O time de Ubatuba que obteve a primeira colocação é formado pelos participantes: João Martins, Carlos Almeida, Joana Makiyama, Hayashi Ohara e Larissa Almeida. Já o time que ficou como segundo colocado é composto pelos membros: Matheus Tadayuki, Emília Tamanaha, Edson Kubota, Satie Kimura, Issao Ohara e Sandra Matsumoto.

Mais sobre o GateBall

É um esporte de taco e bola, criado em 1947, pelo japonês Eiji Suzuki, derivado do jogo inglês criquet. Atualmente é praticado em mais de 45 países e estima-se que haja mais de 10 milhões de adeptos. A maioria dos praticantes está concentrada na Ásia Oriental.

No Brasil, a modalidade foi introduzida por Matsumi Kuroki, em 1979. Inicialmente praticado em São Paulo, o GateBall começou a se a expandir em outros estados no início da década de 1980. Em 1982 foi fundada a Associação Brasileira de Gateball, atual União dos Clubes de Gateball do Brasil (UCGB).

/* * VLibras */