Ubatuba levará 28 atletas para competir no Hang Loose Surf Attack

Ubatuba levará 28 atletas para o Circuito Paulista de Surf. A equipe saiu na manhã de hoje, 20, da Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba para o litoral sul paulista. O evento que deve reunir mais de 200 atletas de oito estados, entre sábado e segunda-feira, de 21 a 23 de maio, em Mongaguá, Litoral Sul de São Paulo. A Capital do Surfe estará presente no Hang Loose Surf Attack neste final de semana.

O técnico responsável pelas categorias de base, Márcio Cebola ressaltou que a equipe de Ubatuba sempre é muito forte. “A gente disputa esse evento a muitos anos sempre brigando por títulos, somos o atual campeão por cidades em 2021. Ubatuba é realmente um celeiro que produz atletas já há décadas, que já marcaram nomes na cidade”.

Pedro Henrique, 14 anos, é surfista da equipe, já participou da escolinha municipal de surfe e tem grande expectativa para a competição. “Nunca competi no píer de Mongaguá, estou muito feliz em ir pra lá pela primeira vez, dizem que lá a onda é bem parecida com algumas ondas aqui de Ubatuba, da praia grande, que é a onda ‘gorda’ quando está grande, mas estou bem ansioso pra chegar logo e muito feliz por ir com a equipe de Ubatuba”. Ele destacou que a expectativa para o campeonato é dar o melhor e ganhar.

Outro atleta, Horion Bettero, 14 anos, já participou da competição em anos anteriores e ressaltou que tem altas expectativas. “Minha expectativa para o campeonato é obter um bom resultado na categoria sub 16, conseguir pegar ondas boas e trazer o título para Ubatuba”.

Luciana, mãe da atleta Maeva Guastalla, ressaltou que a competidora começou a surfar com 5 anos. “A Maeva tem 12 anos e já compete desde os 6 anos. É uma alegria, a gente curte junto, ela adora, sempre incentivamos e fazemos tudo que a gente pode.  Ela já participou da escolinha municipal de surfe e considero super importante, as aulas são legais e atendem bastante pessoas”. A mãe destacou também que a atleta começou a competir com 6 anos. “Ano passado ela foi campeã ubatubense, vice-campeã paulista, e esse foi vice na sub 14, de Ubatuba”.

A 34ª edição do circuito terá transmissão ao vivo pelo sistema Wave Data e contará com atletas da Paraíba, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Paraná e São Paulo para este grande desafio em ondas do Litoral Sul paulista.

Para Fábio Lima, coordenador dos Esportes de Aventura da secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba, a participação de representantes da cidade nesse tipo de campeonato é de extrema importância. “É o maior circuito de base do país, formador de vários nomes como Filipe Toledo, Gabriel Medina, Ítalo, Caio e outros, com a participação de atletas de base de todo país”.

Lima ressaltou que através do Circuito Paulista são definidas vagas para Circuito Brasileiro Amador. “Serve de ponte e preparação técnica para competições nacionais e internacionais”. O Hang Loose Surf Attack é uma competição voltada para surfistas com até 18 anos completos em 2022, nas categorias Sub12, Sub14, Sub16 e Sub18, feminino e masculino.

Confira a lista de atletas de Ubatuba:

Sub 18

Guilherme Fernandes