Ubatuba levará 28 atletas para o Circuito Paulista de Surf. A equipe saiu na manhã de hoje, 20, da Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba para o litoral sul paulista. O evento que deve reunir mais de 200 atletas de oito estados, entre sábado e segunda-feira, de 21 a 23 de maio, em Mongaguá, Litoral Sul de São Paulo. A Capital do Surfe estará presente no Hang Loose Surf Attack neste final de semana.
O técnico responsável pelas categorias de base, Márcio Cebola ressaltou que a equipe de Ubatuba sempre é muito forte. “A gente disputa esse evento a muitos anos sempre brigando por títulos, somos o atual campeão por cidades em 2021. Ubatuba é realmente um celeiro que produz atletas já há décadas, que já marcaram nomes na cidade”.
Pedro Henrique, 14 anos, é surfista da equipe, já participou da escolinha municipal de surfe e tem grande expectativa para a competição. “Nunca competi no píer de Mongaguá, estou muito feliz em ir pra lá pela primeira vez, dizem que lá a onda é bem parecida com algumas ondas aqui de Ubatuba, da praia grande, que é a onda ‘gorda’ quando está grande, mas estou bem ansioso pra chegar logo e muito feliz por ir com a equipe de Ubatuba”. Ele destacou que a expectativa para o campeonato é dar o melhor e ganhar.
Outro atleta, Horion Bettero, 14 anos, já participou da competição em anos anteriores e ressaltou que tem altas expectativas. “Minha expectativa para o campeonato é obter um bom resultado na categoria sub 16, conseguir pegar ondas boas e trazer o título para Ubatuba”.
Luciana, mãe da atleta Maeva Guastalla, ressaltou que a competidora começou a surfar com 5 anos. “A Maeva tem 12 anos e já compete desde os 6 anos. É uma alegria, a gente curte junto, ela adora, sempre incentivamos e fazemos tudo que a gente pode. Ela já participou da escolinha municipal de surfe e considero super importante, as aulas são legais e atendem bastante pessoas”. A mãe destacou também que a atleta começou a competir com 6 anos. “Ano passado ela foi campeã ubatubense, vice-campeã paulista, e esse foi vice na sub 14, de Ubatuba”.
A 34ª edição do circuito terá transmissão ao vivo pelo sistema Wave Data e contará com atletas da Paraíba, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Paraná e São Paulo para este grande desafio em ondas do Litoral Sul paulista.
Para Fábio Lima, coordenador dos Esportes de Aventura da secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba, a participação de representantes da cidade nesse tipo de campeonato é de extrema importância. “É o maior circuito de base do país, formador de vários nomes como Filipe Toledo, Gabriel Medina, Ítalo, Caio e outros, com a participação de atletas de base de todo país”.
Lima ressaltou que através do Circuito Paulista são definidas vagas para Circuito Brasileiro Amador. “Serve de ponte e preparação técnica para competições nacionais e internacionais”. O Hang Loose Surf Attack é uma competição voltada para surfistas com até 18 anos completos em 2022, nas categorias Sub12, Sub14, Sub16 e Sub18, feminino e masculino.
Confira a lista de atletas de Ubatuba:
Masculino
Sub 18
Guilherme Fernandes
Paulo Cesar
Kailani Renno
Sub 16
Kailani Renno
Guilherme Fernandes
Miguel Gomes
Bruno Costa
Pedro Henrique
Horion Bettero
Kalani Robles
Felipe Sakamoto
Sub 14
Kailani Renno
Kalani Robles
Bruno Costa
Pedro Henrique
Miguel Gomes
Calebe Simões
Deryc Silva
Felipe Sakamoto
Sub 12
Calebe Simões
Davi De Souza
Feminino
Sub 18
Aurora Ribeiro
Sub 16
Aurora Ribeiro
Maria Clara
Sub 14
Aurora Ribeiro
Maeva Guastalla
Sub 12
Maeva Guastalla
Marina Suguimoto