IBGE solicita colaboração dos moradores com pesquisa domiciliar

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem solicitado a colaboração da população para atender às equipes do Censo 2022 e responder os questionários que são essenciais para o resultado da pesquisa, que busca retratar as condições de vida e características da população em todo o território nacional, servindo de base principalmente para a criação e atualização de diversas políticas públicas.

Em Ubatuba, quase 100 recenseadores realizam o trabalho de campo, visitando todos os bairros da cidade, inclusive aldeias indígenas e comunidades quilombolas.

A coordenadora regional do IBGE para Ubatuba e Caraguatatuba, Isa Eugênia Silva, ressalta que a ausência de moradores nas residências e até mesmo a recusa de alguns munícipes em responder ao questionário tem dificultado o trabalho dos profissionais. “Nossos recenseadores continuarão as visitas domiciliares, incluindo trabalhos aos sábados, domingos e feriados, com atuação até as 19h. Nas casas fechadas, com moradores ausentes, nossos profissionais deixam um número de telefone de contato que pode ser usado para agendar visitas com horário marcado, conforme a disponibilidade dos moradores. Pedimos a todos que nos ajudem nesse processo”, enfatizou.

Isa reforça ainda que os dados são seguros e importantes para o município. “Os profissionais estão uniformizados, de colete, boné e crachá. No colete de todos há o telefone 0800 721 8181 e o morador que não se sentir seguro com a abordagem pode ligar e se certificar que a pessoa é mesmo um recenseador do IBGE. No crachá também existe um QR Code que ajuda na identificação”, lembrou a coordenadora.

O Censo do IBGE é a única pesquisa domiciliar realizada em todos os 5.570 municípios do país.

Foto: IBGE