Poder Executivo Municipal

Ubatuba dá primeiro passo rumo a certificação do pescado no município

Ubatuba dá primeiro passo rumo a certificação do pescado no município

Ubatuba está avançando na implantação do o Serviço de Inspeção Municipal – SIM de produtos de origem animal. O primeiro passo para a certificação do município foi oficializado na última terça-feira, 11, em que aconteceu a sessão de Câmara na qual o Projeto de Lei de criação do serviço foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

A iniciativa vai beneficiar todos os produtores de alimentos de origem animal. Em Ubatuba, as categorias mais contempladas serão pescadores artesanais e maricultores. O município ocupa sempre os primeiros lugares na produção de pescado do Estado de São Paulo. Da mesma forma, se destaca a maricultura, com cerca de 30 famílias envolvidas no cultivo.

“A aprovação da Lei que cria o SIM é o início de um trabalho que visa promover a certificação de nosso pescado e demais produtos em menor escala, como ovos, mel, queijos e provenientes da produção de microempreendimentos do setor da gastronomia, como hamburguerias e produção de embutidos, carnes temperadas, entre outros”, explicou a chefe da Seção de Fomento ao Abastecimento da Secretaria, Márcia Regina Rangel Araújo.

A Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura (SMPA) segue no processo de adesão à Consórcio Público Intermunicipal, junto com 18 municípios da região do Litoral Norte ao Vale do Paraíba, que proporcionará inúmeras vantagens, reduzindo significativamente os custos de implantação e operação do serviço e ampliação da área de comercialização dos produtos certificados, não ficando restrito ao âmbito municipal, permitindo a comercialização entre todos os municípios participantes do consórcio.

Em paralelo, o município investirá em projetos de assistência técnica aos produtores e de construção de estruturas para dar suporte a produção, visando a certificação de pescadores e maricultores.

/* * VLibras */