Mais de 5 mil pessoas faltaram em consultas médicas em 2023

Um balanço da Secretaria Municipal de Saúde mostra que somente nos três primeiros meses deste ano, 5.423 pessoas faltaram em consultas agendadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O número representa 10,79% do total de consultas registradas no primeiro trimestre de 2023.

Os dados levam em conta os atendimentos de saúde agendados com as equipes médicas e de enfermagem das UBSs. Ao todo, 50.239 consultas já foram realizadas de janeiro a março nas Unidades Básicas de Saúde e o número poderia ter sido maior se não houvessem faltas.

Bairros como Sertão da Quina, Horto, Ipiranguinha, Saco da Ribeira e Puruba lideram os números de pacientes que não compareceram às consultas. O secretário Municipal de Saúde, Josué Gulli, ressalta que o absenteísmo gera prejuízos e pode agravar problemas de saúde.

“Quem falta em uma consulta agendada está tirando a oportunidade de outra pessoa e aumentando a fila de espera do Sistema Único de Saúde. Além disso, o adiamento da avaliação médica e de exames pode colocar a saúde do paciente em risco, com o agravamento de sintomas e evolução de quadros clínicos”, explicou Gulli.

As Equipes de Saúde da Família (ESF) tentam conscientizar os pacientes sobre a importância da assiduidade nas consultas e a comunicação ao posto com antecedência caso surja algum impedimento.

“Temos investido constantemente em melhorias na área da saúde de Ubatuba e precisamos da colaboração de todos para que o sistema avance cada vez mais”, concluiu o secretário.