Trilogia Abreu apresenta três espetáculos de sexta a domingo no teatro

De sexta a domingo, a Trilogia Abreu leva para o Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto três grandes espetáculos com entradas gratuitas e indicação etária a partir dos 14 anos. As peças são classificadas como drama e contam com cerca de 70 minutos de duração cada uma. Os ingressos estão disponíveis pelo site:  https://megabilheteria.com.

Hoje, dia 14, a apresentação fica por conta da peça “Maria Peregrina”, às 20h. Conhecida como Maria do Saco, peregrinou por mais de 20 anos pelas ruas de Santana e, hoje é considerada Santa Popular. O texto utiliza de fatos e episódios levantados sobre a personagem, transformando o espetáculo em três histórias distintas que narram o universo de Maria Peregrina: uma grande paixão que termina de forma trágica; um divertido julgamento do caipira Tiodorzinho; e o drama de uma mãe que perdeu seu filho e peregrina no Vale do Paraíba para encontrá-lo.

No sábado, dia 15, às 20, é a vez do espetáculo “Um dia ouvi a lua”, inspirado nas canções Adeus, Morena, Adeus (Piraci/Luiz Alex), Cabocla Tereza (João Pacífico/Raul Torres) e Rio Pequeno (Tonico/João Merlini), gravadas pela famosa dupla caipira Tonico & Tinoco. A peça revela três diferentes mulheres que invertem os valores machistas das narrativas dessas composições, conhecidas do cancioneiro popular brasileiro, recriando-as do ponto de vista feminino.

Já no domingo, dia 16, o palco é do “Coração nas sombras”. A peça que começa às 19h é inspirada na história real de Letícia Poletti (1908-1939), uma simples dona de casa da década de 30, mãe de três meninas, filha de imigrantes italianos, explorada pelo marido e internada como louca pelo irmão mais velho em um sanatório, onde faleceu aos 31 anos. A montagem faz uma relação direta com a sociedade atual e pretende provocar uma reflexão sobre o papel da mulher nas relações sociais, ainda influenciadas pelo patriarcado.