SME reúne gestores para instrução sobre aplicativo de segurança

Na manhã desta sexta-feira, 14, a Secretaria de Educação de Ubatuba (SME) reuniu gestores das 52 unidades da Rede Municipal de Ensino para instalar o aplicativo “Escola Mais Segura” nos aparelhos de telefone celular dos profissionais visando agilizar o atendimento emergencial em casos de ocorrência nas escolas.

O aplicativo foi cedido pela Guarda Municipal de Paulínia e a Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI) viabilizou a implementação do recurso em Ubatuba, fazendo os ajustes necessários para a utilização em todas as unidades da Rede.

“O aplicativo será disponibilizado para funcionários da prefeitura que trabalham nas escolas. É importante destacar que pais, responsáveis e alunos não terão acesso ao recurso”, frisou o secretário de TI, Thiago Lamosa.

“O Escola Mais Segura é um instrumento de trabalho para aviso de qualquer problema nas escolas. Diante das situações que foram repercutidas em todo país, estamos intensificando todas as ações visando, principalmente, a prevenção”, garantiu a prefeita Flavia Pascoal

A Guarda Civil Municipal também esteve presente no encontro com os gestores para fornecer algumas instruções, como, por exemplo, reconhecer indícios de possíveis problemas. Após a instalação do aplicativo, a GCM fará testes para avaliar a eficácia do recurso.

Comitê

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da SME, estuda a formação oficial de um comitê de segurança escolar que reúne representantes de diversas pastas com o objetivo de ampliar os programas e a ações de segurança para proteção dos alunos e todos os profissionais da educação.

Para isso, o órgão vem estudando várias medidas – algumas delas já implantadas – como instalação de concertinas em todas as escolas, ações e projetos de cultura de paz; uniformização de todos os alunos e funcionários; contratação de monitoramento por câmeras nas escolas; abertura de processo para a contratação de vigilantes com rádio transmissor e detector de metais; intensificação de ronda escolar GCM e PM e consolidação de plano de contingência para situações de crise.