Secretaria de Saúde planeja ações de combate às arboviroses

Faltando dois dias para o verão, a preocupação com as arboviroses, que são doenças como a dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela, requer cuidados redobrados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Para ampliar ainda mais as medidas preventivas, a Secretaria Municipal de Saúde reuniu representantes da prefeitura, que integram a sala de Situação e Comando de Arboviroses, para planejar as ações dos próximos meses.

Durante a reunião, que aconteceu nesta terça-feira, 19, na sede da Secretaria de Saúde, o grupo demonstrou preocupação com as recentes condições climáticas, que têm ocasionado recordes de temperaturas e que favorecem a reprodução do mosquito. “Janeiro não era um mês com muitos casos de dengue, mas pode ser que tenhamos um mês atípico. Estamos reforçando as ações de combate aos criadouros do Aedes aegypti e ampliando os trabalhos de conscientização da população, pois a ajuda dos moradores e dos turistas é essencial para evitar o avanço das arboviroses”, explicou Jorge Dantas, coordenador do setor de Endemias da cidade.

Ao longo do ano, foram realizados mutirões, serviços de nebulização em diversos bairros, vistorias em casas e comércios, além de orientações sobre não deixar água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas ou outros recipientes que possam permitir a reprodução do mosquito.

Dantas também afirmou que no mês de janeiro será realizada uma nova Avaliação de Densidade Larvária (ADL), índice que mostra a infestação do mosquito na cidade. “A ADL é importante para identificar áreas com maior incidência de larvas do mosquito e demarcar as regiões que precisamos intensificar os trabalhos”.

Outro tema em destaque na reunião foi a importância dos testes para confirmação das arboviroses. As equipes de saúde devem reforçar com os pacientes a necessidade de realizar o teste rápido e/ou a sorologia que detectam principalmente a dengue. “Os testes fornecem informações reais das arboviroses no município. Quando os exames deixam de ser feitos pode haver uma subnotificação das doenças”, finalizou o coordenador de Endemias.

Dados de arboviroses em Ubatuba

O boletim semanal que registra os casos de arboviroses em Ubatuba mostra que a cidade soma ao longo deste ano 731 casos de dengue e dois de Chikungunya. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, dia 18, pela Vigilância Epidemiológica (Viep).

O documento informa ainda que 275 exames de dengue aguardam o resultado do laboratório e que 2.773 deram negativos. Entre os bairros com mais casos registrados aparecem Estufa II, Centro, Ipiranguinha e Perequê-Açu. Do número de casos positivos, 42 são considerados importados, ou seja, contraídos em outros municípios.

Sobre os dois casos de Chikungunya, o boletim destaca que uma pessoa é moradora do bairro Rio Escuro e outra do Perequê-Açu.