Prefeitura inaugura novo laboratório de análises clínicas da Santa Casa

Na manhã desta segunda-feira, dia 27, a prefeita Flavia Pascoal inaugurou o novo laboratório de análises clínicas da Santa Casa de Ubatuba, em espaço mais amplo e de acordo com as exigências sanitárias vigentes. Por mês, o laboratório realiza cerca de 20 mil exames e com a entrega das obras será possível aumentar a demanda de acordo com as necessidades dos pacientes.

A construção do novo laboratório estava parada há mais de 10 anos e foi uma solicitação da prefeita para que fosse concluída ainda em 2021. “A saúde tem sido uma prioridade e tenho acompanhado de perto todas as dificuldades enfrentadas. Estamos buscando recursos para novos investimentos e na semana passada o governador em exercício, Rodrigo Garcia, anunciou R$ 5 milhões para nos ajudar a fazer a primeira etapa do novo hospital, mas a saúde não espera e a Santa Casa precisa de melhorias, novas estruturas para oferecer atendimentos mais humanos e de qualidade”, ressaltou a prefeita, que disse ser essa inauguração um grande presente de Natal para a cidade.

De acordo com o diretor geral da Santa Casa, Custódio Barreto, para a finalização do novo laboratório foram utilizados recursos próprios do hospital e também doações de voluntários. “O hospital tem recebido muito apoio do governo municipal e de parceiros e isso tem feito a diferença para que as melhorias sejam concluídas. Com o novo espaço do laboratório o tempo de resposta dos exames ficará menor e assim poderemos liberar o paciente mais rápido ou internar com mais rapidez, dependendo da necessidade do tratamento”, explicou.

Para Eliane Bustamante, responsável técnica de análises clínicas do laboratório da Santa Casa, o novo espaço permite melhorar ainda mais a qualidade dos exames. “Temos bons maquinários e uma equipe capacitada e hoje podemos dizer que teremos qualidade total com esse novo espaço, totalmente adequado, higienizável e que permite controle total do ar ambiente e da temperatura, sendo tudo isso muito importante para um laboratório clínico. A população aumentou e a expectativa é que a demanda de exames também aumente e para isso já estamos preparados, com espaço físico adequado”, analisou a colaboradora, enfatizando ainda que o laboratório realiza em torno de mil exames mensais para detecção da Covid-19.

Confira abaixo outras melhorias conquistas pela Santa Casa nos últimos meses:

Arco cirúrgico

Uma reivindicação antiga dos cirurgiões foi atendida e o hospital recebeu um arco cirúrgico – equipamento de raio-x no qual é possível produzir imagens em tempo real, agilizando os procedimentos cirúrgicos, diminuindo os riscos e garantindo mais eficiência nas cirurgias. O aparelho já está em funcionamento.

Gerador de energia

A Santa Casa ampliou a capacidade do gerador. Antigamente, em casos de queda de energia, era possível abastecer somente o centro cirúrgico e, com o novo equipamento, todos os setores do hospital serão atendidos com a energia do gerador.

Usina de oxigênio

No início deste ano, a Santa Casa recebeu uma nova usina de oxigênio para ampliar a autonomia de oxigênio e ar comprimido medicinal, funcionando de forma automática. Nesta segunda-feira, foi inaugurada também a usina de backup. Segundo o diretor Custódio Barreto, a nova usina é uma exigência para hospitais. “Se uma usina parar de funcionar, temos uma segunda para resguardar os pacientes”, afirmou Barreto.

Por conta da pandemia, a Santa Casa registrou aumento no uso de oxigênio e demais gases medicinais e as novas usinas contribuirão para que o abastecimento seja garantido.

Reformas

Atualmente, o setor de Pediatria e Respiratório estão passando por reformas e readequações. A sala de emergência também passará por melhorias e ampliações para atender com mais conforto e qualidade os pacientes que precisam de atendimentos mais urgentes.

Fornecedores

Os pagamentos dos fornecedores foram colocados em dia e a medida tem atraído novas empresas interessadas em vender para a Santa Casa, ampliando as ofertas e gerando economia nas compras de medicamentos e insumos.