UBS do Perequê-Açu será inaugurada nesta quarta-feira

A Prefeitura de Ubatuba convida a população para prestigiar a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Perequê-Açu, nesta quarta-feira (24), às 16h. A expectativa é de que a unidade atenda mais de 11 mil moradores dos bairros Perequê-Açu, Sumidouro, Usina Velha, Pedreira Alta e Pedreira Baixa.

O imóvel soma 432 metros quadrados e conta com 27 salas, sendo: uma recepção com banheiro adaptado para pessoas com deficiência (PcD); cinco consultórios – um com banheiro PcD; consultório odontológico; farmácia; sala de inalação; curativo; vacina; coleta de exames; sala de observação; de atividades coletivas; expurgo; esterilização; almoxarifado; sala de Tecnologia da Informação (TI); sala de administração; depósito de material de limpeza; depósito; copa; sala dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS); vestiários masculino e feminino; vestiário PcD; casa de gases/compressor; área externa para atividades.

A UBS será a primeira unidade no município a contar com sistema de reaproveitamento de águas pluviais, o que garantirá mais economia à Secretaria de Saúde. A maioria dos mobiliários será nova, feita de forma planejada no espaço.

O prédio também fica na Rua Padre Manoel da Nóbrega, nº 1801, a poucos metros de distância do imóvel que atualmente abriga o posto do Perequê-Açu. Com os trâmites da mudança, a nova UBS deverá ser liberada para atendimentos no próximo dia 31.

O posto conta com duas Equipes Saúde da Família (ESF), são três médicos, duas enfermeiras, seis Técnicos de Enfermagem e 12 Agentes Comunitários de Saúde.

“A UBS do Perequê-Açu era um sonho antigo que nesta semana se tornará realidade. A população merece um ambiente de qualidade para cuidar da saúde e podem ter certeza que estamos trabalhando para melhorar cada vez mais”, ressaltou a prefeita Flavia Pascoal.