Proprietários de veículos com placa Mercosul devem pegar cartão de isenção

Com o intuito de diminuir transtornos de cancelamento de notificações emitidas pelos colaboradores da Zona Azul às pessoas que possuem veículos registrados em Ubatuba com placa Mercosul, a Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdurb) criou uma alternativa: o proprietário deve comparecer à sede da instituição para efetuar um cadastro e pegar um cartão da Zona Azul para fixar no painel do carro, identificando que o automóvel está registrado no município. Por Lei, os veículos com placas de Ubatuba são isentos da Zona Azul nas praias.

Para retirar o cartão, basta comparecer à sede da Emdurb, que fica na av. Iperoig, n⁰ 214, Centro, e apresentar o documento do carro. O procedimento é rápido, gratuito e desburocratizado

De acordo com o presidente da Emdurb, Josué Gulli, um novo sistema visando informatizar a Zona Azul está sendo avaliado pela Prefeitura para corrigir essa e outras falhas com intuito de deixá-la mais eficiente e transparente.

“Enquanto isso, infelizmente, dependemos do sistema manual em que os agentes abordam as pessoas com seus veículos e o motorista precisa demonstrar que seu carro é de Ubatuba ou, algumas vezes, o carro é estacionado e, quando o motorista retorna, é surpreendido com a notificação, mesmo que uma vez demonstrada a origem do veículo a notificação seja imediatamente cancelada. O cartão vai funcionar como prevenção às notificações equivocadas.

A Zona Azul está em um procedimento transitório sob a administração temporária da Emdurb há pouco mais de 20 dias. Durante este período, de forma inédita, foi implantado um sistema de transparência da Zona Azul para que toda a população possa acompanhar o valor arrecadado por dia em cada Praia e região central, com o sistema atualizado semanalmente. Saiba mais em: https://www.ubatuba.sp.gov.br/destaques/arrecadacaozonaazul2021/