Ubatuba terá ação voluntária em comemoração ao Dia de Proteção às Florestas

Uma ação ambiental voluntária em prol do Rio Acaraú e Baía de Ubatuba vai marcar o Dia de Proteção as Florestas no município. A realização faz parte do projeto “Itaguá Azul” e é uma realização da associação Amigos na Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba em parceria com a Prefeitura de Ubatuba e outros atores locais.

Devido à pandemia da Cobvid-19, a iniciativa contará com um número limitado de 40 participantes, que deverão se inscrever com antecedência pelo email: appruubatuba@gmail.com.  Todos usarão mascaras; será disponibilizado álcool em gel no local e os protocolos de segurança serão cumpridos, como o distanciamento.

A secretaria de Meio Ambiente vai colaborar com a disponibilização de 30 mudas nativas da Mata Atlântica.

Também será instituído um Bosque da Memória em frete à Igreja Nossa Senhora das Dores.

Vigilância Ambiental de Ubatuba e a Sabesp ficarão responsáveis pela conscientização da necessidade de destinação e tratamento adequado do esgoto sanitário, destinação das águas cinzas (pia, chuveiros, ralos e máquinas de lavar) para evitar a poluição dos rios e água de chuva para não sobrecarregar o sistema de tratamento de esgoto.

Confira as atividades previstas:

Limpeza da Praia, no trecho da foz do Acaraú;

Limpeza da Costeira pela água, com apoio de caiaques, staund up;

Plantio de Jundu e vegetação rasteira nativa em frente à igreja Nossa Senhora das Dores;

Blitz Ambiental na Rotatória com faixas com frases de conscientização;

Distribuição de Mudas na Rotatória do Itaguá;

Distribuição de Lixeiras aos Quiosques da Orla do Itaguá para resíduos sólidos recicláveis;

Pintura de Bueiros da Avenida Capitão Felipe.