Janeiro Branco: Ação abordará cuidados com saúde mental no Calçadão

As equipes de saúde de Ubatuba têm uma importante pergunta: Como você tem cuidado da sua saúde emocional? Na campanha do “Janeiro Branco”, mês de conscientização da saúde mental, uma mobilização será realizada no próximo dia 30, terça-feira, no Calçadão da avenida Maria Alves, para alertar a população sobre os cuidados necessários para manter a saúde mental em equilíbrio.

Para a diretora de Atenção Especializada, Amanda de Alcântara, da Secretaria Municipal de Saúde, o emocional é um dos aspectos mais importantes na vida do ser humano. “A saúde mental impacta diretamente na qualidade de vida da pessoa e saber lidar com os sentimentos de forma saudável pode não ser uma tarefa simples e, muitas vezes, é preciso contar com ajuda profissional”, explicou Amanda, que tem formação em Psicologia.

“Esse é o objetivo da atividade no Calçadão, informar a população sobre como cuidar da saúde emocional e onde procurar por ajuda”, destacou.

Ao perceber que a saúde mental está em risco e pode comprometer a rotina diária, como trabalho, estudos, relações afetivas, entre outras áreas do cotidiano, a porta de entrada para os atendimentos são as consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), responsáveis pelos encaminhamentos aos serviços especializados.

“Se você precisa de ajuda ou conhece alguém que esteja passando por dificuldades emocionais, venha participar da campanha dia 30. Afinal, cuidar da mente é preservar a vida!”, finalizou.

CAPS

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são destinados ao atendimento de pessoas com sofrimento mental grave, incluindo aquele decorrente do uso de álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial. As atividades podem ser coletivas ou individuais.

Ubatuba possui:

Caps 1: Rua dos Três Poderes, nº 51, Estufa II