Mais de 1200 alunos participam do I Festival de Jogos Cooperativos

Unir pessoas e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros: esse é um dos principais objetivos dos Jogos e Brincadeiras Cooperativas. Por isso, a Rede Municipal de Ensino promove o I Festival de Jogos e Brincadeiras Cooperativas para todos os alunos matriculados no 5º ano da rede Municipal de Ensino de 17 a 24 de outubro.

Está prevista a participação de 1252 estudantes divididos por regiões. As atividades acontecem no Campo da Estufa II das 8h às 13h. “Jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a ajuda entre as pessoas. No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário”, explicou o coordenador de educação física escolar, Fábio Campana. Por isso, todos os alunos que participarem receberão uma medalha no mesmo dia das provas.

“Os Jogos e as brincadeiras funcionam como exercícios necessários e úteis a vida. O exercício de brincar possibilita assegurar a sobrevivência de sonhos e promover uma construção de conhecimentos vinculados ao prazer de viver e aprender de uma forma natural e agradável”, acrescentou Campana.

Os jogos e brincadeiras estão em sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC),  que afirma que a Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. Nessa concepção, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e não se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo.