Alunos da rede de Ubatuba lançam livro no Teatro Municipal

Na noite da última sexta-feira, 06 de dezembro, a secretaria municipal de Educação realizou o lançamento do livro “O lugar onde vivo”. A produção contou com a participação de 77 alunos das escolas municipais, com textos individuais, coletivos e desenhos que ilustram a obra.

O palco do Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto foi escolhido para o lançamento e a noite de autógrafos dos pequenos autores, que contou ainda com a presença de pais e convidados que lotaram o lugar.

Cada aluno que teve seu texto publicado foi chamado ao palco para autografar um exemplar do livro e leva-lo para casa. Os professores e equipes gestoras que apoiaram o projeto, bem como cada unidade escolar, também receberam um exemplar da obra.

O lançamento deste livro faz parte do desenvolvimento de um projeto mais amplo que vem sendo trabalhado pela secretaria de Educação ao longo de 2019, o projeto Memória, que visa resgatar e divulgar aspectos da cultura caiçara.

Também como parte do projeto Memória, enquanto acontecia a noite de autógrafos, era realizada, no saguão do teatro, a exposição com retratos dos patronos das escolas municipais, confeccionados pelo professor da rede e artista plástico Carlos Eduardo Diniz Rosa, que também foi homenageado no palco por Pollyana Gama, secretária de Educação.

A noite ficou ainda mais especial com a encenação de trechos de peças apresentadas pelos “Menestréis de Ubatuba”, grupo que vem atuando na cidade desde 2010 e que há 2 anos iniciou um curso de Teatro Recreativo voltado para crianças de 6 a 10 anos. Nele, os alunos aprendem brincando técnicas teatrais, o convívio em grupo, a capacidade de lidar com o erro e o improviso. Tudo de forma lúdica e com professores especializados.