Poder Executivo Municipal

Carreta da Mamografia já realizou 245 exames em Ubatuba

Carreta da Mamografia já realizou 245 exames em Ubatuba

A Carreta da Mamografia, do programa “Mulheres de Peito”, já realizou 245 exames em Ubatuba. O veículo começou os atendimentos no dia 23 de agosto e permanece na cidade até o próximo dia 3 de setembro. O objetivo é atender mais de 500 mulheres e zerar a fila de espera pela mamografia.

A carreta equipada com mamógrafo e ultrassom está estacionado na Praça de Eventos da av. Iperoig, no Centro de Ubatuba. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. O exame é gratuito e não necessita de agendamento prévio. As senhas são distribuídas diariamente.

Mulheres de 50 a 69 anos bastam apresentar RG e Cartão SUS; as demais pacientes necessitam de pedido médico do Sistema Único de Saúde, Cartão SUS e RG. As mulheres que buscarem por exame na Carreta da Mamografia também podem realizar no mesmo dia, gratuitamente, a coleta de preventivo, oferecida no Centro de Especialistas Médicas, o Postão, na Avenida Rio Grande do Sul.

A mamografia é uma prevenção do câncer de mama e o exame preventivo objetiva detectar os riscos de câncer de colo de útero. Após a realização do exame na carreta, a mulher recebe na hora a imagem impressa e um protocolo com senha de acesso para retirar por um site o laudo final. Já o resultado do preventivo será direcionado para a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência da paciente.

/* * VLibras */