Saúde reforça medidas preventivas para evitar novos casos de Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica (Viep) de Ubatuba, volta a orientar a população sobre os cuidados necessários para evitar novos casos de Covid-19 no município. A vacina continua sendo a medida de prevenção mais importante e urgente, disponível em diferentes doses, conforme cada faixa etária.

De acordo com a Viep, a máscara facial deve ser utilizada em casos de sintomas gripais e por pessoas dos grupos de risco, com comorbidades. O distanciamento social também é recomendado, bem como a frequente higienização das mãos com álcool em gel. Ao sentir sintomas como febre, coriza, dores de garganta ou de cabeça e problemas no olfato ou no paladar, as unidades de saúde de urgência devem ser procuradas para avaliação médica e realização do teste de Covid, quando necessário.

Dados apresentados no dia 26 de outubro mostram que nos últimos 15 dias, Ubatuba registrou 106 casos de Covid e outros 48 exames ainda aguardam resultado. Seis pacientes estão internados, sendo quatro em leitos de enfermaria e dois em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Ao longo deste ano, seis mortes foram registradas.

“Para ajudar a população a completar o esquema vacinal ampliamos os dias de imunização contra a Covid de segunda a sexta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde, em horário de expediente das salas de vacinas das UBSs. Pedimos a colaboração dos munícipes para que verifiquem a carteirinha de vacinação e completem todas as doses da vacina contra a Covid”, ressaltou Alyne Ambrogi, coordenadora da Viep.