Mês de setembro está recheado de atrações em Ubatuba

O tempo promete melhorar no mês de setembro em Ubatuba. Com a chegada da primavera, a tendência é que a chuva diminua e o sol apareça mais. Independente da condição climática e de ser considerada baixa estação, a época promete atrair muitos turistas e visitantes devido à extensa programação prevista até o final do mês.

Nos dias 03 e 04, a “Capital do Surfe” radicaliza ainda mais e recebe a largada do Enduro da Independência no Centro de Convenções Alfredo Bischof. Na terça-feira, 03, a partir das 18 horas, haverá uma exibição de habilidade e técnica, com muitas manobras radicais; já na quarta-feira, 04, a largada oficial da prova está prevista para 6h da manhã.

De 06 a 08 de setembro, a cultura assume seu papel de protagonista e o 14º Festival de Cultura Popular Caiçarada rouba a cena. Com uma programação recheada e típica, ela acontece na Praça de Eventos a partir das 19 horas da sexta-feira. Um dos itens mais esperados é o Festival de Viola “João Alegre”, marcado para às 18 horas do domingo, 08.

Nos dias 13, 14 e 15, haverá uma etapa Circuito Brasileiro de Surf Feminino 2019 na Praia de Itamambuca. Valendo três mil pontos no ranking da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), trata-se da sequência ao campeonato criado pelo surfista Wiggolly Dantas, que, agora, ganha o reforço do convênio firmado entre a União, por intermédio da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e a Prefeitura Municipal de Ubatuba.

No mesmo período, de 13 a 15, Ubatuba será palco do Ubatuba Dance Festival, que deve reunir grupos de danças de vários locais, valendo indicações para festivais Internacionais, premiações e bolsas de verão. O evento acontece no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto.

Sábado e domingo, 14 e 15 de setembro, a praia da Sununga – um dos melhores picos de skimboard do mundo, seria a 13ª edição do Skim Festival Brasil. Já exclusivamente no domingo, dia 15, além das ondas, Ubatuba terá muitas pedaladas. A quinta edição da Prova Cilcismo de Ubatuba vem com tudo, com largada da Praia Vermelha do Norte e percurso até a divisa com Paraty.

Especial

De 6 a 22 de setembro, a secretaria de Educação movimenta a cidade com uma programação extensa que compõe a III Semana do Direito à Educação Inclusiva. Instituída por lei, a iniciativa ganha cada vez mais espaço, e contará com itens como mesa jurídica, festival de atividades aquáticas, caminhada pela inclusão e uma grande novidade: como parte das comemorações, foi tratada junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro, a participação como uma das 70 cidades-sede no país do Festival Paralímpico – sendo a única com modalidades de praia para pessoas com deficiência. Além disso, haverá exibição da Equipe Brasileira Paralímpica de Vôlei. No dia 21, além do Festival Paralímpico, a praia do Perequê Açu recebe o Festival do Remo, que também aproveita a ocasião da Semana Inclusiva.

Mais esporte

No dia 21 de setembro, é a vez da aguardada e última etapa do Desafio 28 Praias, desta vez, na Costa Norte do município. Com percurso da Praia Estaleiro do Padre até a Praia Grande, são esperados 2500 atletas apaixonados por corrida de aventura.

Além da prova, a organização realiza a Expo 28 Praias, com a participação de diversas marcas e expositores. Na sexta-feira, 20, a Expo rola no Hou Beach Club (Praia Vermelha do Norte) das 14h às 22h. Já no sábado, o local é a arena de chegada (Praia Grande) das 8h às 16h.

O fim de semana seguinte também não deixa a desejar. No dia 28, Ohana Kahi 127.5 Triathlon movimenta os últimos dias de setembro. A prova implica no cumprimento total de 127,5 quilômetros, resultantes da soma de 2,5 quilômetros de natação, 100 quilômetros de ciclismo e 25 quilômetros de corrida. Por implicar grande resistência do participante, é necessária aprovação prévia dos atletas pela organização após efetuar a inscrição. A prova é considerada o maior thriatlon da América Latina promovido em um único dia, e é uma realização da mesma organização do já tradicional UB515, com o apoio da secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba e da Companhia Municipal de Turismo (Comtur).

Cartaz_III_semana_educação_inclusiva_programação_A3_2