Mostra do Saberes Artesanais pode ser visitada até o dia 25

A mostra do IV Saberes Artesanais do Litoral Norte permanece aberta para visitação até o dia 25 de setembro, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto. A exposição reúne obras de artesanato nas categorias Acessórios, Utilitários, Decorativos e Tradicionais, de artistas que se inscreveram por meio de edital desenvolvido pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart.

Além de conferir a mostra, o público pode participar de uma votação através de júri popular. No local, o visitante escolhe uma obra de cada categoria, preenche a cédula e coloca na urna.  O resultado será divulgado no dia 22 de setembro, às 18h, no Coreto da Praça Matriz Exaltação à Santa Cruz. Caso esteja chovendo, será transferido para o anfiteatro do Teatro Municipal. Grande parte dos produtos está à venda e poderão ser retirados após o término da exposição.

A mostra pode ser visitada de terça a sexta-feira, recebendo escolas na parte da manhã, das 10h às 12h, e liberada para toda a população das 14h às 18h. Aos finais de semana, as obras poderão ser apreciadas das 15h às 20h.

“A exposição apresenta peças que trazem consigo história e identidade, feitas com criatividade e técnicas diversas. Poder levar para este local, obras de artesãos que encontramos, em nossas visitas, nas moradas escondidas em meio à mata, dos personagens que vivem no anonimato, dando-lhes a certeza de que o produto que confeccionam, é, sim, uma obra de arte e merece ser valorizado e reconhecido, é satisfatório e nos enche de orgulho. Esse é o resultado de nossos esforços na construção desse evento”, ressalta a produtora cultural, Helena Sanchez.

A mostra do IV Saberes Artesanais contou com 120 inscrições espontâneas, com mais de 140 obras de moradores das comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas e caiçaras, contando também com artistas contemporâneos, das regiões de norte a sul de Ubatuba, além de participantes das cidades de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ilha de Búzios.

“O envolvimento é resultante da importância que a mostra dá na trajetória artística e profissional dos artistas. Esse evento traz acolhimento, divulgação e capacitação, promovendo as riquezas dos saberes e fazeres desta região, possibilitando troca de conhecimento e valorização dos artefatos em um patrimônio artístico e cultural”, explicou a artista plástica e produtora cultural, Carolina Labarca.

Além da Mostra, o projeto do IV Saberes Artesanais realizará no dia 22 de setembro uma ação presencial com mesa de debates, vivência com artesãos, apresentação musical e oficinas, e ainda uma grande exposição e venda com artefatos produzidos pelos artesãos do Litoral.

Crédito da foto: Organização do evento