CREAS prepara atividade sobre fim da violência contra as mulheres

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Ubatuba (CREAS) prepara uma serie de atividades em torno à luta pelo fim da violência contra a mulher. Um dos destaques é o mural com contribuições e reflexões feitas por pessoas que passam pelo serviço seja para atendimento, seja para busca de informações.

A iniciativa faz parte da campanha internacional “16 dias de ativismo contra a violência contra as mulheres”, realizada todos os anos entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro.

“Cada pessoa é convidada a manifestar o que pensa e o que deseja sobre o fim da violência contra a mulher. Ao final do período, vamos tirar uma foto e refletir sobre as contribuições de cada um”, explica Marina Gregorio, assistente social e coordenadora do CREAS Ubatuba.

Além do mural, também foi elaborado um material preventivo que traz várias frases que são indicativo de relação abusiva. O panfleto será distribuído nas atividades realizadas pelos CRAS – Centro de Referência em Assistência Social – nos territórios Sul, Oeste e Centro. Clique >> AQUI << para baixar o material.

Orientação e acolhimento

A mulher que se identifica enquanto vítima de violência pode buscar o atendimento do CREAS. O serviço conta com assistente social e psicóloga concursadas que fazem o acolhimento, escuta, orientação e encaminhamento de pessoas em situação de risco pessoal e social nos casos de violação de direitos e/ou rompimento de vínculos familiares e comunitários. Isso inclui não apenas mulheres em situação de violência, como também idosos e população em situação de rua.

O CREAS atende tanto por demanda espontânea quanto por agendamento ou encaminhamento feito pelos diferentes serviços da rede de atendimento à população, como os postos de saúde, escolas municipais, centros de atenção psicossocial e demais serviços de assistência social, além da delegacia de direitos da mulher (DDM) e Santa Casa.

Não é necessário realizar boletim de ocorrência (BO) para ser atendida no CREAS. Basta comparecer ao serviço, que funciona diariamente na rua Maranhão, 279 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ininterruptamente.

O CREAS atende pelo telefone (12) 3833-3316 e também é acionado pelo disque 180 ou disque 100.