Nota informativa da Secretaria de Saúde sobre a vacinação

A direção da Atenção Básica da secretaria de Saúde informa que as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) realizam todos os esforços possíveis para que nenhuma dose da vacina contra a Covid-19 seja perdida.

Cada frasco aberto tem duração de apenas 6 horas. Os lotes com doses de vacina já vêm com orientação sobre qual grupo específico vacinar. Assim, não é possível ao paciente escolher qual vacina irá tomar.

Quando a equipe entra em contato com um paciente e pede para comparecer ao posto, ela está buscando com urgência aplicar as doses de um frasco já aberto. Portanto, caso seu posto de saúde entre em contato, atenda ao chamado do posto de saúde imediatamente se possível.

Quando a equipe ESF não encontra pacientes dispostos a tomar a vacina em sua área, essa dose é levada a outro posto de saúde.

Dados da vacinação

A Vigilância em Saúde de Ubatuba publica diariamente os boletins da Covid-19, que trazem dados sistematizados sobre casos notificados de Covid-19, incluindo os casos confirmados, os descartados e os suspeitos, isto é, que aguardam resultado de exame, bem como número de óbitos e de internados (em enfermarias e UTIs), entre outros dados.

Os boletins estão disponíveis na seção “Documentos oficiais” do portal da Prefeitura de Ubatuba para a Covid-19, no endereço https://www.ubatuba.sp.gov.br/covid-19/

A tabela número 13 do boletim traz dados em relação à vacinação conforme são informados pelas equipes de saúde da família. Podem ocorrer divergências entre as informações de imunização contra a COVID-19 apresentadas no boletim e as informações inseridas no sistema de informação oficial do Estado de São Paulo, o Vacivida, devido à logística de vacinação e o repasse de dados à Supervisão de Vigilância em Saúde e a disponibilidade de acesso ao sistema Vacivida.

As vacinas recebidas pelo município até o momento são a Astrazeneca/Fiocruz e a Coronavac/Butantan.  Ambas as vacinas requerem duas doses para obter a resposta imune esperada para a prevenção da doença.

No caso da vacina Coronavac/Butantan, a segunda dose é aplicada 21 dias depois da primeira dose. Já no caso da Astrazeneca/Fiocruz, a segunda dose deve ser tomada somente 12 semanas (3 meses) após a primeira dose.

Grupos prioritários

Até 18 de março, um total de 5.531 pessoas de Ubatuba já havia recebido a vacina contra a Covid-19, sendo 3.944 em primeira dose e 1.587 em segunda dose. Os grupos prioritários vacinados até o momento são:

• Profissionais da secretaria Municipal de Saúde
  • População indígena (Indígenas e profissionais da saúde)
  • Lar Vicentino (Profissionais e idosos institucionalizados)
  • Profissionais da Santa Casa de Ubatuba
  • Profissionais dos serviços de Pronto Atendimento Municipal (Maranduba e Cícero Gomes)
  • Profissionais do SAMU
  • Profissionais do sistema funerário
  • Profissionais da Unidade de Apoio ao Diagnóstico das Síndromes Gripais (Posto de Coleta COVID 19)
  • Quilombolas
  • Profissionais de saúde da rede privada
  • Idosos (com 75 anos ou mais)

Atualmente, continua em andamento a vacinação de idosos em primeira dose e em segunda dose para aqueles dos demais grupos que, na primeira dose, foram vacinados com a Coronavac/Butantan.

O município de Ubatuba conta com equipe de vacinação e com os insumos necessários em número suficiente para vacinar toda a população, porém está vacinando por dia um número muito inferior devido à insuficiência de doses recebidas.

O número de doses recebidas segue diferentes parâmetros como a estimativa populacional do IBGE para uma determinada faixa etária (por exemplo, a de idosos) ou o número de pessoas que efetivamente foram vacinadas contra a Influenza em 2020 (trabalhadores da saúde), entre outros critérios. Como a adesão da população à vacinação contra a Covid-19 é grande, estão faltando vacinas para atender todas as pessoas de cada grupo prioritário.

Além dos grupos que estão sendo vacinados no momento, outros definidos como prioritários pelo Ministério da Saúde são:

• Grupo com morbidades
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade.
  • População privada de liberdade
  • Pessoas em situação de rua
  • Forças de Segurança e Salvamento
  • Forças Armadas