Enseada, Almada e Rio Bonito recebem obras da Defesa Civil

A Defesa Civil viabilizou, por meio de convênio com o Governo Federal, uma importante obra no bairro da Enseada, região centro-sul de Ubatuba, para evitar queda de barreiras e deslizamento de massas.

Na rua Fernando Cirillo, foram concluídos neste mês os serviços de cortina atirantada – utilizada principalmente para contenção de talude, encostas e subsolos, sendo estruturas de concreto armado que trabalham em conjunto com tirantes -, além disso foi realizada a execução de escada hidráulica e o grampeamento de solo em talude.

“Trabalhamos muito em um projeto de adaptação para poder abranger essa área também. Lutamos junto ao governo para viabilizar, vistoriamos toda a obra e hoje podemos garantir a segurança e o bem-estar de todos”, comentou o diretor da Coordenadoria de Defesa e Proteção Civil, Ricardo Domingos Gil.

No total a obra de contenção, custou R$ 1.348.816,14 e foi feita por meio de contrato via convênio federal.

Passarela Pênsil Rio Bonito

A Região Norte também está com importantes obras em andamento, acompanhadas pela Defesa Civil do município, uma delas é a construção da Passarela Pênsil, no Rio Itamambuca, que dá acesso aos pedestres da Aldeia Rio Bonito.

A ponte da Aldeia Rio Bonito foi danificada com as fortes chuvas que atingiram o município e, desde então, a equipe da Defesa Civil elaborou um projeto completo de construção de ponte pênsil (composta por madeira, cabo de aço e sustentação de concreto) e firmou um convênio com o governo estadual para obtenção do recurso para a execução da obra.

A passarela terá aproximadamente 41 metros, passando em cima do rio, o que permitirá um acesso seguro à aldeia indígena. Atualmente, a obra está em andamento, sendo executada a montagem de forma e armação das vigas da base da face norte da ponte, e concluída a concretagem das vigas da face sul.

Segundo a administração municipal, o empreendimento contemplará uma estrutura de concreto, passarela com madeira e cabos de aço, com custo aproximado de R$ 320.348,29 e deve ser entregue até fevereiro de 2023.

Obra de contenção na Estrada da Almada

As fortes chuvas também prejudicaram a estrada da Almada. Para possibilitar um acesso seguro aos munícipes neste trecho, a Prefeitura de Ubatuba firmou convênio com o governo federal e iniciou neste mês as obras na região.

Segundo a Defesa Civil, que monitora a obra, no km 1, na Almada, estão sendo executados os serviços de contenção de talude e está em andamento a construção de muro atirantado. A previsão de término é até janeiro de 2023.

Já no km 4, há um convênio estadual, e os serviços a serem executados são a construção de muro atirantado de encosta. Este trecho está previsto para iniciar em janeiro de 2023, assim que sair a ordem de início estadual. O convênio é de mais de 2 milhões de reais.

Todas as obras viabilizadas pela Defesa Civil são oriundas de desastres naturais ou áreas de risco.