Agentes de Saúde e de Endemias participarão de oficina sobre Esporotricose

O Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), em parceria com a Vigilância em Saúde, realizará uma oficina sobre Esporotricose voltada para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias da cidade. A capacitação será realizada no dia 6 de outubro, no prédio da Câmara Municipal, das 9h às 12h.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é reforçar as orientações sobre a Esporotricose, as medidas preventivas e sobre o tratamento. A doença é uma micose profunda, causada por um fungo que pode afetar humanos e diversas espécies de animais, cuja manifestação característica é o aparecimento de feridas na pele e nas mucosas dos olhos, nariz e boca.

A preocupação da saúde é que o município tem registrado aumento no número de casos de esporotricose. Somente em 2023, mais de 80 casos foram confirmados em animais.

“A oficina busca empoderar os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Endemias sobre a Esporotricose, para que todos saibam como orientar as pessoas caso tenham um animal doente em casa, inclusive com cuidados redobrados com os gatos, que concentram a maioria dos casos na cidade”, ressaltou a enfermeira articuladora do NEPS, Olívia Samersla, que espera a participação de 170 pessoas na oficina.

Sobre a Esporotricose

O fungo Sporothrix schenckii pode ser encontrado naturalmente no solo, em plantas e madeiras, sendo transmitido por meio de um trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha, lascas de madeira, contato com vegetais em decomposição, contato direto com as lesões, entre outros meios. Nos seres humanos, a infecção também se dá por arranhadura ou mordida de animais doentes.

Os primeiros sinais de contágio são lesões na pele, que começam com um pequeno caroço avermelhado, semelhante à picada de um mosquito, e pode evoluir para uma ferida de difícil cicatrização. Entre os sintomas, também podem ocorrer tosse, falta de ar, dor ao respirar e febre.

Em caso de suspeita da doença em humanos é importante procurar por atendimento médico para evitar complicações respiratórias e articulares, como inchaço, dor nos membros e dificuldade para se movimentar. Os animais de estimação com sintomas sugestivos de esporotricose devem ser atendidos por um médico veterinário. Em Ubatuba, diante da reforma do Centro de Referência Animal (CRA), os tutores devem ligar na Vigilância em Saúde, nos telefones (12) 3832-6810 ou 3834 2323, e um profissional do setor fará os procedimentos necessários, inclusive com visita domiciliar. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

A esporotricose tem cura, tanto em humanos quanto nos animais acometidos. Por isso, não abandone, maltrate ou sacrifique o animal com suspeita da doença. Procure o tratamento adequado e se informe sobre os cuidados necessários.

Para comunicar/notificar casos suspeitos de esporotricose e de outras zoonoses entrar em contato com a Vigilância em Saúde, na Rua Dom João III, n⁰ 197, centro de Ubatuba, pelos telefones (12) 3832-6810 e 3834 2323 ou pelo e-mail: spsubatuba@gmail.com.