Comitê de Vigilância às Violências de Ubatuba prepara planejamento do segundo semestre

O Comvivi – Comitê de Vigilância as Violências de Ubatuba – reuniu-se na manhã desta quarta-feira, 30, para planejar as ações relacionadas aos índices de violência no município.

O comitê é formado por membros de diferentes órgãos da Prefeitura, como das secretarias de Saúde e Assistência Social, bem como do Conselho Tutelar, Santa Casa, Fundac e Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Caraguatatuba, que faz a articulação com a secretaria de Saúde do Estado.

O objetivo do Comitê é verificar, continuamente, como vem sendo ofertado o atendimento a pessoas vítimas de violência nos mais diversos órgãos do município, oferecendo suporte técnico quanto ao fluxo de atendimento.

Na reunião de hoje, foram discutidas as ações do segundo semestre, bem como o cronograma de reuniões e de matriciamento da rede, isto é, de ações com as equipes de saúde da família para orientar sobre o atendimento a pessoas vítimas de violência no município.

Além das ações de matriciamento, o Comvivi realiza atividades como a organização do fluxo e protocolos relacionados ao atendimento às pessoas vítimas de violência, a articulação entre os setores de atendimento à população e o levantamento dos dados relacionados à violência.

Desde o início do trabalho, o Comitê já matriciou todos os 33 equipamentos de Saúde e, também, matriciamento das demais instituições como Santa Casa, Delegacia da Mulher, Conselho Tutelar, Cras e secretaria de Educação.