Setur promove oficina de diagnóstico e visão de futuro para o Turismo

A Secretaria de Turismo de Ubatuba (Setur) reuniu, na tarde de segunda-feira (13), representantes de diferentes segmentos do setor em Ubatuba para uma discussão sobre a base do planejamento turístico para Ubatuba nos próximos anos.

A iniciativa faz parte da elaboração do Plano Municipal de Turismo (Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS)), compondo uma etapa de análise e complementação do diagnóstico prévio, realizado por meio de uma intensa pesquisa e levantamento promovidos pela empresa especializada em consultoria em Turismo T 360, responsável pela elaboração do Plano no município.

“O Plano Municipal de Turismo é uma ferramenta muito esperada e de extrema importância para Ubatuba, é um divisor de águas esse momento para o futuro do turismo na cidade” iniciou o secretário Alessandro Luís Morau, dando as boas-vindas aos presentes no encontro.

A coordenadora geral do projeto, Luciana Sagi, fez uma apresentação dos principais resultados até o momento e pontuou que a “Capital do Surfe” traz um grande desafio: compor um estudo/documento diante de fatores como um grande território, além do grande número de pessoas envolvidas com Turismo, aliados ao pouco espaço de tempo.

Pesquisa e perfil

A empresa coletou dados que dimensionam o setor em Ubatuba com base em estudos do Turismo no estado (inclusive, por meio de uma pesquisa sobre Ubatuba respondida por cerca de 700 pessoas). Foi identificada a influência de aspectos como a regionalização do setor no Estado. Ubatuba é um dos municípios mais consolidados em oferta de turismo do Estado – o que causa grande impacto econômico.

Ela ainda mencionou segmentos como gastronomia e a importância do Turismo de Base Comunitária (TBC), inclusive, como tendências nacionais, destacando a necessidade de engajar produtos que valorizem a riqueza que é singular do município. “Esse ‘singular’ é o grande mote: a sustentabilidade entrou na pauta das pessoas”, frisou Luciana.

Interesses

A pesquisa também apontou que os interesses pela cidade vão além de sol, praia e passeios náuticos; itens que tem chamado atenção dos viajantes são a gastronomia e a natureza.

“Dentre os aspectos positivos, a palavra mais citada, por 58% dos participantes, foi “natureza”. As demais palavras mais frequentes são desdobramentos deste grande tema que traduz o melhor de Ubatuba, incluindo em ordem de relevância: praias (mencionada por 52%), preservação (24%), belezas – associadas a belezas naturais e paisagens – (24%), ilhas (13%), dentre outras palavras com menor nível de menção. A gastronomia aparece com nível de menção semelhante às ilhas, sendo a palavra complementar mais recorrente após aquelas relacionadas aos temas de natureza”, acrescentou.

O diagnóstico ainda permitiu identificar o perfil do turista e a frequência de visitas, o que apontou que Ubatuba é um destino muito procurado no pós-pandemia. Identificou, ainda, que é um destino bem avaliado porque a maioria das pessoas retorna; além disso, a maior parte das pessoas que busca o destino são casais e, em segundo lugar, grupos de amigos.

Busca de soluções

“Diante das questões apontadas, é importante que o município repactue a sua estratégia de posicionamento e fortaleça as bases para um processo de construção coletiva, que será feito passo a passo, proporcionando condições de se estabelecer no território. A construção deste Plano e das discussões no   município configuram momentos oportunos onde serão aprofundadas as estratégias e ações alinhadas com esta proposta, e construídas de modo participativo”, explicou a coordenadora.

Luciana ainda destacou a importância das “provocações”, que são momentos de reflexão e que geram debates. “Política pública se constrói por meio de problematizações que visualizam soluções”, enfatizou.

Por isso, o secretário de Turismo chamou a atenção para a importância da participação ativa dos setores nas ações da Setur. “É muito importante que vocês participem e tragam para nós as questões, interagindo conosco. A gente tem uma visão dentro da secretaria e, muitas vezes, ficamos presos nessa rotina. O Turismo vai acontecendo e não é todo momento que conseguimos sair a campo. A participação de vocês nessa construção, tanto na Setur como no PMT, é fundamental”, afirmou Morau.

Após a apresentação, os presentes foram divididos em grupos para a discussão dos aspectos apresentados e propostas de possíveis soluções.