Ubatuba participa de Curso Operação Chuvas de Verão

Nos dias 22 e 23 de novembro, a Defesa Civil de Ubatuba participa do curso “Operação Chuvas de Verão”, promovido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. A capacitação, que este ano acontece na cidade de Pindamonhangaba, visa treinar os agentes da Defesa Civil dos municípios de todas as regiões paulistas para atuarem preventivamente frente aos problemas típicos do verão.

O curso reúne representantes dos 39 municípios da RM Vale, que compreende Vale do Paraíba e Litoral Norte. Quatro participantes devem representar a Defesa Civil de Ubatuba no evento.

Segundo o secretário chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira, a oficina consistirá em um treinamento de campo, regionalizado, com objetivo de especializar os agentes municipais de proteção e defesa civil para atuação nas ocorrências típicas do período chuvoso e demais ações pertinentes.

“Os temas apresentados abrangem previsão meteorológica para o período, epidemias e doenças transmitidas durante as chuvas, estrutura do sistema de proteção e Defesa Civil, Assistência Social na emergência, análise de solo e vistoria de campo baseadas nas fases dos Planos Preventivos de Defesa Civil”, explicou Pereira.

Ele ainda lembrou que os municípios que participarem do treinamento pontuarão no Programa Município Verde Azul e cumprirão um dos critérios para recebimento do “Kit Operação Chuvas de Verão”, bem como outros programas de benefício para a cidade.