Período de chuva requer cuidados contra o mosquito Aedes aegypti

O boletim informativo da Vigilância Epidemiológica de Ubatuba, divulgado nesta segunda-feira (7), informa que o município contabiliza 166 casos de dengue e outros seis de Chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor também da Zika e febre amarela.

Os dados somam todos os casos positivados ao longo de 2022 e mostram ainda que os bairros com maior incidência da dengue no município são, respectivamente, Perequê-Açu, Itaguá, Estufa II, região central e Ipiranguinha. Já os casos de Chikungunya foram registrados em bairros como Rio Escuro, Lagoinha, Estufa I e II e Ipiranguinha.

Com o início do período de chuvas constantes na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde alerta os moradores para o cuidado na eliminação dos possíveis criadouros do mosquito para se evitar novas epidemias. Nesta época do ano, o mosquito procura locais quentes e úmidos para a eclosão dos ovos e, por isso, os cuidados para evitar água parada devem ser redobrados.

A secretaria reforça ainda que a população mantenha a limpeza frequente dos imóveis e caixas d’água, não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas ou outros recipientes que possam permitir a reprodução do mosquito. Como prevenção pessoal, intensificar o uso de repelentes e optar por roupas que minimizem a exposição da pele também são medidas que evitam a picada do mosquito transmissor.

Além de campanhas de prevenção contra as arboviroses, o setor de Controle de Endemias realiza constantemente ações de vistorias em residências e comércios de diferentes bairros da cidade.