Ubatuba participa de Curso sobre Operação chuvas de Verão

A partir desta terça-feira, 22, a Defesa Civil de Ubatuba participa do curso “Operação Chuvas de Verão”, promovido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. A capacitação de dois dias que, este ano, acontece na cidade de Pindamonhangaba, visa treinar os agentes da Defesa Civil dos municípios de todas as regiões paulistas para atuarem preventivamente frente aos problemas típicos do verão.

O curso reúne representantes dos 39 municípios da RM Vale, que compreende Vale do Paraíba e Litoral Norte. Quatro participantes devem representar a Defesa Civil de Ubatuba no evento.

O treinamento contará com instrução técnica do Corpo de Bombeiros sobre Montagem de Gabinete de Crise, da Polícia Ambiental sobre as ocorrências relativas ao período, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde trará as doenças infecciosas relacionadas ao verão, a Climatempo discorrerá sobre as condições meteorológicas, a CEPDEC apresentará o tema Montagem de Abrigos Provisórios, e contaremos também, com uma vistoria de campo acompanhada pelos técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Segundo o secretário chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira, a oficina consistirá em um treinamento de campo, regionalizado, com objetivo de especializar os agentes municipais de proteção e defesa civil para atuação nas ocorrências típicas do período chuvoso e demais ações pertinentes.

“Essa é nossa última oficina e a participação de todos é muito importante. Esse é um treinamento que acontece antes do período chuvoso. Realmente é importante que a gente prepare, treine e equipe os municípios para que a gente realmente consiga iniciar nosso período chuvoso com nossas equipes de Defesa Civil bem preparadas, motivadas e prontas para atender a população”, garantiu Pereira.

“Estamos há dois anos sem fazer a oficina de maneira presencial e esse é o momento realmente para a gente crescer, capacitar nossos agentes de proteção e defesa civil para levar mais segurança a nossa população nesse período de chuvas que está por vir “, acrescentou o diretor da Defesa Civil do Estado de São Paulo, o tenente-coronel Rinaldo Araújo Monteiro,

Ao término, seguindo os critérios estabelecidos pela Defesa Civil Estadual, os municípios poderão receber um kit de equipamentos para auxiliar nas atividades de Defesa Civil.