Prefeitura reforça orientações a banhistas que frequentam Ubatuba

Após a ocorrência de cinco  afogamentos na Praia Grande, em Ubatuba, registrados nos últimos dias, entre sábado e segunda-feira, 14 e 16 de janeiro, a Prefeitura de Ubatuba reforça orientações a banhistas que frequentam as praias do município.

Em Ubatuba, são realizados, em média, 800 salvamentos durante o período da temporada – que vai de dezembro a março – o que significa uma média de mais de um salvamento por dia. De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (Gbmar), é muito importante que o banhista conheça o local que vai entrar no mar, que converse com um guarda-vidas e, também, fique atento às orientações e advertências sonoras do profissional. A orientação do Corpo de Bombeiros é que os turistas possam ligar previamente para o Gbmar e consultar qual o melhor local para banho, bem como as praias que estão guarnecidas pelo Corpo de Bombeiros pelo telefone (12) 3833-5373.

Medidas

Para oferecer mais segurança aos banhistas, a Prefeitura viabilizou a contratação de 40 Guarda Vidas Temporários (GVT’s) para o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBmar) – divididos nos meses de novembro a janeiro.

O Estado também efetua a contratação de 40 GVTs – contribuindo ainda mais com a segurança nas praias.   Ainda segundo  o Gbmar, o treinamento dos GVT feito como parte da seleção busca assessorar no conhecimento e no treinamento físico para adequar o guarda-vidas a fazer o salvamento e retirar a vítima da água e fazer o primeiro atendimento até a chegada da ambulância/socorro.

Recomendações

O comandante do Gbmar em Ubatuba, tenente Guilherme Vegse, destacou alguns pontos importantes aos quais os banhistas devem redobrar a atenção:

Pedras e costeiras são sempre um risco potencial;

Boias e objetivos flutuantes geram falsa sensação de segurança e causam muitas mortes;

Álcool e mar não se misturam;

Respeite a sinalização:  elas indicam o risco à vida;

Peça e respeite a orientação do guarda-vidas: ele é seu o melhor amigo na praia;

Procure praias adequadas para o banho, elas são diferentes.