Poder Executivo Municipal

Dia Mundial da Água: Ubatuba promove evento na Câmara Municipal

Dia Mundial da Água: Ubatuba promove evento na Câmara Municipal

Em comemoração ao “Dia Mundial da Água”, a Secretaria de Educação do município promoveu uma palestra na noite de segunda-feira, 21, realizada de maneira híbrida no Plenário da Câmara Municipal com transmissão online. A data é anualmente comemorada no dia 22 de março.

A secretária de Educação, Fatinha Barros, reforçou que o encontro teve o objetivo de discutir um assunto de extrema importância para a cidade, que é a água e, também, os objetivos do desenvolvimento sustentável. “Nossa cidade é um local maravilhoso de ar puro, de um verde exuberante e nós precisamos preservar. Pudemos presenciar, no final de semana, a situação provocada pelas chuvas e o quanto nós sofremos com a população. Temos muito o que fazer, juntos, e temos responsabilidades comuns. Todos nós temos responsabilidades com o meio ambiente e precisamos participar”, afirmou.

Fatinha ainda mencionou iniciativas em comemoração à data, como a ação de limpeza de praia prevista para o dia 22, promovida pelo Grupo Tamoio, e os trabalhos em salas de aula com os alunos da Rede Municipal de Ensino. “Temos que nos conscientizar e conscientizar a população para que não jogue mais lixo nos rios, nas encostas, nas matas pois isso causa um grande prejuízo ao meio ambiente e sabemos disso. Precisamos cuidar, começando pelas nossas escolas e pelas pessoas que estão a nossa volta e dos ambientes que a gente frequenta”, concluiu a secretária.

O professor John Tatton discorreu sobre o tema água e saneamento, em uma palestra voltada aos professores da Rede Municipal de Ensino, que poderão usar o conteúdo em suas aulas, bem como profissionais da prefeitura, empresas e Ongs que atuam com foco nas áreas de Educação, Saúde e Meio Ambiente.

“O tema principal da nossa fala é a agenda 2030, que são os objetivos de desenvolvimento sustentável e, principalmente, o ODS6, que aborda água limpa e saneamento”, explicou. O palestrante discorreu sobre o assunto utilizando a “abordagem sistêmica”, que engloba as dimensões temporal, espacial, multidisciplinar e interior. “A ideia é sensibilizar você para reivindicar, para dizer a importância da água e do saneamento, da sustentabilidade como uma solução da questão da falta d’água”, disse Tatton.

A noite também foi marcada pela assinatura da adesão formal das Secretarias de Educação, Meio Ambiente e de Pesca e Agricultura ao Movimento Nacional pelos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) São Paulo/ELOS – que tem a finalidade de contribuir para a qualidade de vida da sociedade , promovendo a agenda 2030 da ONU que é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal.

Confira a palestra na íntegra aqui.

 

/* * VLibras */