
Nesta semana, a Secretaria de Educação de Ubatuba está distribuindo e instalando placas de identificação de acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais – Libras nas unidades escolares de ensino Infantil e Fundamental, que serão implantadas em ambientes como salas de aulas, secretaria, biblioteca, refeitório, salas de recursos, pátio, banheiros dentre outros.
A iniciativa faz parte das ações de implementação do Projeto Libras na Escola, que contempla as unidades da Rede Municipal de Ensino e é resultante processo de aquisição de material didático para facilitar a comunicação em Libras, que teve início em janeiro deste ano.
“Foi feito todo o levantamento das escolas e dos espaços escolares para estimular e incentivar o uso da Libras nas escolas, para tornar um ambiente mais acessível para os alunos surdos e ampliar o repertorio linguístico dos outros alunos”, explicou o coordenador do projeto de LIBRAS da Rede Municipal, Rodolfo Casesque.
A secretária de Educação de Ubatuba, Fatinha Barros, também enfatizou esse ponto. “A iniciativa da Secretaria de Educação é muito importante para promover a inclusão, contribuindo para a ampliação do repertório linguístico e cultural da sociedade como um todo”, finalizou.