Comitê de Segurança Escolar publica Plano de Contingência

Juntamente com a oficialização do Comitê de Segurança Escolar em Ubatuba, nesta semana foi publicado o Plano de Contingência para minimizar impactos de possíveis ataques e prevenções, que contribui com a iniciativa “Escola Mais Segura”.

O plano é mais uma medida elaborada pelo Comitê, que tem como objetivo desenvolver programas e ações de segurança para proteção dos alunos e todos os profissionais da educação.

Em Ubatuba, essa preocupação tem sido analisada e ações vêm sendo tomadas desde o dia 10 abril, com o início das tratativas sobre a instalação do aplicativo “Escola Mais Segura” (botão do pânico) em toda a rede escolar.

“O Escola Mais Segura é um instrumento de trabalho para aviso de qualquer problema nas escolas. Diante das situações que foram repercutidas em todo país, estamos intensificando todas as ações visando, principalmente, a prevenção”, garantiu a prefeita Flavia Pascoal.

Em seu primeiro ato, o Comitê de Segurança Escolar, instituiu o Protocolo de Segurança Escolar ministrado, inicialmente, para as equipes gestoras das unidades escolares. Após essa medida, no dia 20 de abril, as unidades escolares realizaram eventos de conscientização sobre segurança escolar com pais e professores.

“Esse protocolo tem por premissa definir a forma com que as forças de segurança e as autoridades devem orientar e preparar a Rede Municipal de Ensino a fim de minimizar os efeitos trágicos em um hipotético caso de atirador ativo dentro das unidades escolares, bem como fazer cessar a injusta agressão as vítimas durante a prática de um ataque com arma capaz de ferir ou matar um número elevado de pessoas em curto espaço de tempo”, explicou a comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Patrícia Ferreira do Amaral.

Ainda de acordo com o Comitê, o Programa Escola Mais Segura pretende construir uma rede de

proteção escolar que tenha um olhar clínico para os problemas de segurança das escolas.

Para tanto, adota, em âmbito municipal, o Protocolo de Segurança Escolar (POMIPAP-SEM), visando minimizar e até impedir futuras tragédias.

Outras esferas

Além da Rede Municipal de Educação, o Comitê está organizando um encontro com representantes da Rede Estadual de Ensino e também a Rede Particular para promover essa conscientização e orientação sobre o Escola Mais Segura, beneficiando aquelas que desejarem integrar o sistema. O encontro acontece na próxima segunda-feira, 8, a partir das 14h30, na sede da Secretaria de Educação.

Confira o Plano na Íntegra aqui.