Poder Executivo Municipal

Prefeitura promove obras de saneamento básico e revitalização de vias

Prefeitura promove obras de saneamento básico e revitalização de vias

Ubatuba está sendo contemplada com diversas obras importantes em 2023, entre elas, a ampliação do sistema de Saneamento Básico, que se encontra atualmente no trecho em frente ao aeroporto, entre as ruas Guarani e Guaicurus, e a revitalização da Avenida Iperoig.

O secretário de Obras, Eraldo Todão, está acompanhando toda a execução do trabalho feito pela Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) e destacou a importância do serviço. “É um trabalho muito sério que vem sendo realizado pela Sabesp, estão sendo usados materiais de primeira, tubos e canos que irão durar uma vida e garantirão mais saúde para a nossa população e uma boa balneabilidade para as nossas praias”.

Os serviços foram paralisados antes da temporada de verão 2022/2023 por questões de segurança e foram retomados em março deste ano. Com essa obra Ubatuba contará com mais 8000 novas ligações que serão liberadas com as obras do Sistema Itaguá (centro) e Perequê-Açu – ampliando o índice de cobertura de esgoto de 54% para 72%. Com as novas tratativas com a Sabesp, a Prefeitura Municipal adiantou outras tantas ações que permitirão até 2024, alcançar 88% de cobertura de esgoto no munícipio.

Foram retomadas também as obras de revitalização da Avenida Iperoig, na região central da cidade, com o alargamento da via e a adequação do canteiro central para atender às normas de trânsito e acessibilidade. A obra é realizada com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) e também verba municipal, e a previsão é que esses trabalhos sejam concluídos em até oito meses.

O pacote da revitalização inclui também a limpeza do canal de drenagem, com a troca das tampas de concreto desses canais por tampas de ferro fundido, que possuem mais durabilidade; bem como a instalação de rampas de acessibilidade em todo o trecho da avenida; a colocação de bloquetes intertravados na via; e a conclusão do calçamento, da ciclovia e do estacionamento no local.

O canteiro central da avenida receberá ainda uma nova iluminação em led, que consideravelmente será mais econômica para o município. A obra se inicia no trecho da ponte do Perequê-Açu e segue até a Rua Liberdade, ao lado do aeroporto. Serão instalados cerca de 30 postes, que garantirão mais claridade e segurança aos moradores e turistas.

A Prefeitura de Ubatuba ressalta que, seguindo o Plano de Mobilidade Urbana, decretado em dezembro de 2016, a Avenida Iperoig será mantida com o trânsito de mão dupla.

O secretário se desculpou pelos transtornos causados com as obras, mas frisou que são serviços necessários e de interesse social. “Os serviços de revitalização tiveram que ser iniciados após a passagem da Sabesp com a obra de ampliação do saneamento, assim, em breve teremos uma linda avenida e o saneamento ampliado”.

 

Mais obras sendo executadas

A Avenida escultor e pintor da Motta (antiga Avenida 9 de julho), no Itaguá está recebendo calçamento em todo o trecho. Além disso, em breve será iniciado também os serviços de contenção e revitalização na orla, com calçamento e sinalização da calçada e ciclovia.

 

/* * VLibras */