Saúde reúne mais de 200 participantes em pré-conferências pela cidade

A Secretaria de Saúde e o Comus – Conselho Municipal de Saúde – já realizaram oito pré-conferências em diferentes bairros da cidade e contabilizam a participação de 209 pessoas durante os oito encontros já realizados. O objetivo é ouvir a população local sobre as prioridades e propostas para a saúde do município e levar as demandas dos moradores para a 10ª Conferência Municipal de Saúde marcada para janeiro de 2023.

As pré-conferências foram realizadas nos bairros da Maranduba, Puruba, Ipiranguinha, Rio Escuro, Perequê-Açu, Estufa II, centro e comunidades indígenas. No próximo mês será realizado o último encontro com as comunidades quilombolas, em data ainda a ser definida e divulgada.

Em cada reunião foram selecionadas propostas, como a implementação do Conselho Gestor nas Unidades de Saúde; ampliação e fortalecimento do financiamento para as Redes de Atenção Prioritárias; implantação do plano de cargo, carreira e salário específico para o trabalhador da saúde; criação de duas cadeiras cativas no Comus para a população indígena; destinação de 25% da receita do pré-sal para a saúde, entre outras sugestões.

As reuniões atendem à resolução CNS nº 680 de 5 de agosto de 2022 e antecedem a 10ª Conferência Municipal de Saúde que terá como tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.