Equipe de enfermagem participa de treinamento sobre testes rápidos

Cerca de 30 enfermeiros dos postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Ubatuba participam nesta quarta-feira, 10,  e quinta-feira, 11, de treinamento e reciclagem sobre aplicação de teste rápido para HIV, sífilis e hepatites, realizado no salão da Igreja São Francisco.

Além da Atenção Básica, a atividade reúne enfermeiras da Vigilância em Saúde, do Ambulatório de Infectologia e do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE). A ação é preparatória à campanha “Fique Sabendo”, voltada para o diagnóstico de HIV e sífilis, que neste ano acontecerá entre os dias 1 e 7 de dezembro.

“Trata-se de uma campanha importante para identificar os casos positivos e encaminhar para acompanhamento e início rápido do tratamento”, destaca a enfermeira Alyne Ambrogi, da Vigilância em Saúde. “A testagem acontece o ano inteiro, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa ou o Ambulatório de Infectologia para mais orientações”, completa. Os testes já integram a rotina de pré-natal de gestantes e seus parceiros.

Programação da campanha

Como parte da campanha Fique Sabendo, a Vigilância em Saúde realizará as seguintes ações:

Quarta-feira, 01/12

– 09h30 às 15h30: testagem com captação de interessados no Calçadão do Centro e aplicação do teste no salão da cantina Frei Angélico (Igreja Matriz)

Sexta-feira, 03/12

– 13h30 às 16h: testagem para servidores públicos da Prefeitura de Ubatuba no Paço Municipal

– 15h às 20h: testagem no Ambulatório de Infectologia

Terça-feira, 07/12

– Testagem em população da Aldeia Renascer, juntamente com a equipe da Sesai (Secretaria de Saúde Indígena)

Já as equipes dos postos de saúde disponibilizarão sua agenda de testagens da campanha a partir do dia 22 de novembro.