Prefeitura reúne moradores da Casanga para anúncio de obras

Representantes da Prefeitura de Ubatuba reuniram-se com a comunidade do bairro Casanga e membros da Sociedade de Amigos e Moradores da Casanga (Samoca) para apresentar alguns projetos referentes ao recapeamento da estrada que dá acesso ao bairro. O encontro foi realizado na noite da última segunda-feira, 21.

O projeto de recapeamento da estrada contempla um trecho de 3km, que abrange desde o trevo do Perequê-Açu até a ponte de madeira, com prazo de execução previsto de até 12 meses.

No total, serão investidos pouco mais de R$ 3,5 milhões, sendo R$ 2.865.000,00 provenientes de emenda parlamentar concedida por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e R$ 661.076,19 será um aporte a título de contrapartida da prefeitura.

Participaram do encontro o assessor especial de Planejamento e Fomento Econômico, Thiago Gigliotti, o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ivanderlei Barbosa, a secretária-adjunta de Infraestrutura e serviços Públicos, Karina Fernandes da Silva, a secretária de Habitação, Silvana Caccin D’Angelo e o vereador Junior Jr.

De acordo com Karina, no local, será implantado bloquete sextavado intertravado. Também será feita a drenagem e contenção em gabião no trecho necessário. Atualmente, o projeto encontra-se em fase de elaboração do Processo Licitatório.

Gigliotti avaliou o encontro como positivo e expressou a felicidade pela comunidade se organizar. “É muito importante essa unidade entre eles, pois é uma comunidade plural, formada por caiçaras, quilombolas e indígenas que estão reunidos e alinhados para pleitear suas necessidades junto ao poder público”, disse o assessor.

“Sabemos a necessidade não só de infraestrutura mas, também, de promover o desenvolvimento econômico da região de maneira sustentável”, complementou.

Ele  ainda comentou que foram abordados assuntos como o envio e aprovação do projeto de implantação de sistemas de tratamento de esgoto sanitário no Sertão do Itamambuca, Bacia do Rio Itamambuca pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro); a obra da Ponte da Aldeia Rio Bonito com recurso estadual, que já foi licitada e aguarda somente a ordem de serviço e a reativação do prédio da antiga escola da Casanga, cedida à Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade do Sertão  do Itamambuca, por meio de projeto a ser definido pela população local, seja como um espaço cultural ou de ensino integral.

Ao final, os representantes da prefeitura ouviram outras demandas da comunidade para estudar soluções com os setores competentes.