Poder Executivo

Quilombos de Ubatuba sediam pré-conferências de comunidades tradicionais

Quilombos de Ubatuba sediam pré-conferências de comunidades tradicionais

A Secretaria de Assistência Social de Ubatuba informa que a próxima etapa preparatória à I Conferência Municipal de Comunidades Tradicionais acontece na manhã da quinta-feira, 10, às 9 horas, envolvendo a comunidade do Quilombo da Fazenda, na região norte. Já na sexta-feira, 11, às 17 horas, será a vez do Quilombo da Caçandoca, na região sul.

A conferência, que envolve caiçaras, quilombolas e indígenas, tem como objetivos: promover o debate, as reflexões e o encaminhamento de pautas relevantes das comunidades tradicionais do município; promover a valorização e salvaguarda das comunidades tradicionais, bem como, o fortalecimento dos direitos e do desenvolvimento sustentável dessas; fortalecer a presença do Poder Público Municipal nos territórios das comunidades tradicionais; promover a sustentabilidade local e a igualdade de oportunidades a todos; avaliar os avanços, os desafios e as perspectivas de políticas públicas voltadas às comunidades tradicionais; organizar as diretrizes para elaboração do I Plano Municipal das Comunidades Tradicionais de Ubatuba.

Além de eleger delegados e delegadas para a conferência municipal, a ser realizada em 30 de abril, nas pré-conferências são aprofundados debates em torno aos seguintes eixos temáticos:

I – Cultura e Identidade

II – Trabalho e Renda e Pesca Artesanal

III – Saúde e Saneamento Básico

IV – Educação, Inclusão Digital e Esportes e Lazer

V – Assistência Social e Soberania Alimentar e Nutricional

VI – Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

VII – Infraestrutura e Direito ao Território

VIII – Transporte e Segurança Pública

Duas pré-conferências já aconteceram: a primeira nas aldeias indígenas da Boa Vista, reunindo guarani das aldeias Boa Vista, Rio Bonito e Akaray Mirim, e a segunda na aldeia Renascer, no Corcovado. Confira abaixo o calendário das próximas pré-conferências:

10/03, às 09h: Quilombo da Fazenda

11/03, às 17h: Quilombo da Caçandoca

18/03, às 18h: Comunidades Caiçaras do Centro

23/03, às 18h: Comunidades Caiçaras do Norte

25/03, às 13h: Quilombo do Sertão do Itamambuca

30/03, às 16h: Quilombo do Camburi

08/04, às 18h: Comunidades Caiçaras do Sul

/* * VLibras */