
Em reunião realizada na cidade de Ubatuba na manhã desta quarta-feira, 06, os prefeitos do Litoral Norte decidiram criar uma Agência Reguladora Regional para fiscalizar os serviços da Sabesp.
A decisão foi tomada em consenso pelos quatro prefeitos (Délcio Sato, de Ubatuba; Aguilar Junior, de Caraguatatuba; Felipe Augusto, de São Sebastião; e Márcio Tenório, de Ilhabela). A reunião teve a participação de secretários municipais ligados as áreas de Serviços Públicos, Meio Ambiente, Obras Públicas, Jurídico e Planejamento Urbano.
Atualmente, os quatro municípios estão com os contratos de saneamento vencidos. Desta forma, a reunião buscou uma solução pontual bem como estabelecer diretrizes para o futuro, principalmente, levando as questões para órgãos como o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN).
“Como presidente do CBH, levaremos todas as questões pré-analisadas para a discussão do comitê, já pensando na Agência Regional, discutida entre os prefeitos, chegando a um consenso”, garantiu o prefeito de Ubatuba e presidente do CBH-LN, Délcio Sato.
O descontentamento com a concessionária se deve ao fato de o plano de investimentos apresentado aos prefeitos prever obras a longo prazo.
“Vamos analisar juridicamente a criação da Agência Reguladora. Com a crise hídrica, a Sabesp cortou boa parte do investimento em saneamento para o Litoral Norte, deixando para a região de São Paulo. Já notifiquei a Sabesp e o plano apresentado não condiz com nossa realidade”, disse o prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório.
Já o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, acredita ser importante a união das cidades. “Apesar da boa vontade da Superintendência Regional e dos gerentes das cidades, a Sabesp apresentou um cronograma de obras aquém dos anseios de nossa comunidade”, finalizou.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social – PMU em conjunto com a Secretaria de Comunicação Social de Caraguatatuba e Diretoria de Comunicação Social de Ilhabela