Prefeitura faz reunião com DNIT para acertar duplicação da BR 101

Representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), da Prodec (empresa no ramo de consultoria em engenharia) e da construtora Ferreira Guedes se reuniram com o prefeito Délcio José Sato (PSD) e representantes da Prefeitura na manhã de terça-feira, 24, para discutir o processo de duplicação da BR 101 – Rodovia Rio- Santos – trecho que pertence à cidade de Ubatuba.

Serão 9.5 quilômetros de pista duplicada, com previsão para seis faixas – incluindo pista de acesso às marginais e pista principal de ambos os lados, além de ciclofaixas e calçadas. A pista se transformará em uma via contínua, com proposta de velocidade máxima de 80 km/h na via expressa e 40 km/h na marginal.

“O projeto vai trazer mais segurança e conforto para os usuários, além de desafogar o tráfego. Esperamos que os trâmites sejam rápidos para iniciar as obras o quanto antes”, declarou Sato.

Uma das vantagens é a separação do tráfego urbano da rodovia. “A ideia é tirar qualquer tipo de característica urbana da BR 101”, apontou Lúcia Oliveira, representante do DNIT. Outro fator relevante é o aumento da capacidade de tráfego da cidade em época de temporada.

Trâmites

A principal necessidade para o andamento da duplicação é o diálogo em busca de recursos para a contratação da obra, cujo projeto está sendo finalizado. Com seis meses, foram feitos a topografia e desenvolvimento do projeto básico, que é mais detalhado que o anteprojeto apresentado na fase de licitação. “Estamos consolidando o projeto básico para partir para o projeo executivo”, explicou Marcelo Marotta, representante da Prodec.

“Nesse momento, independente da questão de verba a qual acontecerá brevemente, temos que elaborar essa fase bem feita. O DNIT solicitou essa reunião justamente para aproximar do corpo técnico da Prefeitura e nós ainda vamos elencar Elektro, Sabep, DER, todos os atores desta obra vão estar envolvidos na discussão para fechar esse conceito de projeto base. Aí passaremos para o projeto executivo e inicia-se as obras”, acrescentou o secretário de Serviços de Infraestrutura Pública, Pedro Tuzino.