Prefeita e secretariado de Ubatuba atenderão no Sertão da Quina no dia 26

A população do bairro Sertão da Quina, na região sul de Ubatuba, terá a oportunidade de conversar com a prefeita Flavia Pascoal e com toda a equipe de secretários municipais no sábado, dia 26 de março, das 9h às 13h. A iniciativa faz parte do programa “Prefeitura Bairro a Bairro: Cuidando de Você”.

O programa prevê uma série de atividades que envolvem os diferentes setores da prefeitura. O objetivo é facilitar o acesso da população aos serviços públicos e também para falar sobre as principais demandas do bairro.

Como parte dos preparativos, as secretarias de Infraestrutura e Obras Públicas realizarão durante a semana diversos serviços de manutenção e zeladoria na região, como capina, tapa-buracos, pintura de guias e sarjetas, roçada e nivelamento de ruas. Também estão previstos mutirões de limpeza em algumas vias.

Para completar, a Secretaria disponibilizará pessoal para cadastrar solicitações junto a empresa Ilumitech, responsável pela manutenção da iluminação pública na cidade.

Confira algumas das atividades previstas:

A Secretaria de Assistência Social irá realizar palestra sobre o Auxílio Brasil, programa que substitui o Bolsa Família, dar orientações sobre remissão do IPTU, bem como sobre cursos de capacitação profissional, vagas do Balcão de Empregos, Banco do Povo e outros serviços disponíveis. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Ubatuba (CREAS) também estará presente na ação orientando a população sobre o combate à violência contra a mulher.

Já a Secretaria de Meio Ambiente vai fazer um mutirão de limpeza no bairro, com plantio de mudas de espécies nativas em áreas públicas. Servidores também darão orientações quanto aos procedimentos executados pela secretaria, como autorizações e encaminhamento de denúncias de crime ambiental.

A equipe da Secretaria de Habitação, que acompanha 42 núcleos de regularização fundiária na região Sul, estará presente para fazer a recepção e conferência de documentação de pessoas que desejem realizar sua adesão aos processos existentes. Também serão entregues algumas autorizações para ligação de água. Interessados nos serviços devem comparecer com RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento (e documentos do cônjuge caso casado/a), comprovante de endereço e comprovante de posse do imóvel.

A Secretaria de Saúde participará da ação oferecendo aos munícipes aferição de pressão arterial e glicemia, coleta de preventivo na unidade de saúde do bairro, orientações sobre ansiedade e movimentos respiratórios com as equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), ouvidoria itinerante, oficina sustentável com a realização de garrafas decoradas (arteterapia) e mutirão de combate às arboviroses.

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart – realizará no local as inscrições para as oficinas culturais do projeto “Cultura e Arte por Toda Parte”. São diversas vagas abertas para cursos realizados ao longo de 2022. Já a Secretaria de Pesca e Agricultura estará presente no dia para sanar dúvidas da população.

A Secretaria de Urbanismo falará sobre a cartilha lançada pela pasta para agilizar aprovação de projetos que está disponível na página da internet da Prefeitura de Ubatuba. O objetivo da publicação é auxiliar interessados e profissionais da área sobre como devem ser apresentados os projetos para a devida análise e aprovação por parte dos órgãos municipais. Além disso, abordará temas como fiscalização de construção de obras particulares; aprimoramento do cadastro de terras públicas, e planejamento urbano do município.

A Secretaria da Educação apresentará conquistas obtidas pela pasta, como o centro tecnológico, as reformas, os kits de materiais, e mostrará propostas para ampliação da CEI Ana Paula; além disso, fará uma exposição dos trabalhos das crianças sobre a água, páscoa entre outros. A secretaria vai contemplar a escola Nativa com mais três salas.

A participação da Secretaria de Esportes se dará com atividades recreativas e lúdicas voltadas para pessoas de todas as idades e gêneros. Serão oferecidas brincadeiras e jogos populares e cooperativos. Para uso da piscina da escola Nativa, as equipes da secretaria oferecerão vivências e gincanas aquáticas, com atividades com pranchas de surfe e stand up, para pessoas a partir dos 7 anos de idade.

Acompanhe a página da Prefeitura de Ubatuba na internet para conferir atualizações da programação no Sertão da Quina.