Emdurb realiza primeiro pregão eletrônico para contratação de bens e serviços

A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano de Ubatuba (Emdurb) realiza nesta quinta-feira, 23, em fase experimental, seu primeiro pregão eletrônico para contratação de bens e serviços.

A implementação dessa modalidade de licitação é resultado de um trabalho realizado desde o início de 2021. Em primeiro lugar, foi necessário sanear as contas da empresa, que estava em risco de extinção. Na sequência, fazer a aquisição de computadores adequados e capacitar a equipe para uso do sistema.

“Queremos utilizar o pregão eletrônico para todas as compras futuras. Pode ser que durante algum tempo aconteçam compras tanto na modalidade de pregão presencial quanto na de pregão eletrônico até que a equipe esteja bem familiarizada com o funcionamento do sistema. É um avanço”, explicou o presidente da Emdurb, Josué Gulli.

Vários órgãos da Prefeitura de Ubatuba já contam com o pregão eletrônico. O sistema traz vantagens como o aumento da transparência, aumento da concorrência uma vez que empresas do país todo podem participar desde seus locais, sem ter que estar fisicamente no município.

A licitação desta quinta-feira é voltada para a contratação da empresa que fornecerá os cartões de vale-alimentação, que substituirão a cesta básica física, e que poderá ser utilizado em qualquer supermercado dentro da rede que vai ser credenciada pela empresa que vencer o certame, após apresentação de documentos e de passar os prazos de recursos.

Como participar

Qualquer empresa pode participar de um pregão eletrônico, desde que atenda aos requisitos que o edital de contratação especifica, que incluem, por exemplo, a apresentação de certidões de regularidade em nível municipal, estadual, federal.

O primeiro passo é se cadastrar na plataforma digital de pregão eletrônico que, no caso de Ubatuba, é a https://bll.org.br/. Os editais de licitação da Emdurb ficam disponíveis no Portal de Transparência no endereço https://transparencia.emdurb.ubatuba.sp.gov.br/licitacao/editais.php e são também divulgados no Diário do Litoral Norte.