Ubatuba recebe premiação por diminuir índices de sífilis congênita

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu o Prêmio Luiza Matida por atingir indicadores estaduais de redução da sífilis congênita – doença transmitida para bebês durante a gestação (transmissão vertical). A premiação é oferecida pelo Programa Estadual de IST/Aids-SP em parceria com a Atenção Básica e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

O prêmio foi entregue durante a 8ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita: “Reduzir a desigualdade social contribui para eliminar a sífilis congênita”, realizada nesta quarta-feira (25) no Espaço de Eventos Hakka, no bairro da Liberdade em São Paulo.

Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Alyne Ambrogi, o prêmio é fruto do trabalho e empenho das equipes de saúde em cumprir os protocolos de tratamento e prevenção da sífilis congênita. “Esse prêmio é importante pelo reconhecimento do trabalho em parceria entre a Vigilância Epidemiológica e as equipes de saúde na diminuição da sífilis congênita e também da sífilis adquirida. É um trabalho de articulação no município que permitiu que as gestantes com sífilis recebessem o tratamento adequado para não contaminar o bebê”, explicou Alyne.

Todas as grávidas do município são testadas para HIV e sífilis no início da gestação e durante o acompanhamento do pré-natal. “O objetivo do prêmio é multiplicar as experiências exitosas da cidade e estamos orgulhosos em fazer parte dessa conquista”, ressaltou Alyne.