Prefeitura de Ubatuba adquire prensa e esteira para resíduos recicláveis

A Prefeitura Municipal de Ubatuba adquiriu, por meio de verba de emenda parlamentar, uma prensa e uma esteira para triagem e compactação de resíduos recicláveis. Os equipamentos chegaram na cidade na última sexta-feira, dia 26, e serão cedidos para a Cooperativa Coco e Cia que irá receber todos os materiais recicláveis recolhidos pela Prefeitura assim que for iniciada a coleta seletiva.

“Fizemos um termo de permissão de uso para a Coco e Cia e vamos permitir que a cooperativa utilize esses equipamentos tão importantes para auxiliar na triagem e manejo dos materiais recicláveis – dessa maneira iremos cuidar do nosso meio ambiente e também fomentar uma fonte de renda fundamental para os membros da cooperativa”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Adolpho, lembrando ainda que o galpão da cooperativa Coco e Cia também está sendo ampliado com apoio da prefeitura e da iniciativa privada.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, recentemente, por meio de convênio com o governo estadual, o executivo municipal também conquistou um caminhão para coleta seletiva, entretanto aguarda a fase burocrática de emplacamento e seguro do veículo para iniciar os trabalhos.

“Nossa expectativa é recolher a princípio cerca de 30 toneladas de material reciclável por mês. Com isso, além de preservar o meio ambiente, reduziremos o transbordo do lixo, cumprindo ainda a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”, concluiu.

A coleta seletiva deve ter início ainda neste semestre nos bairros mais próximos da região central, como Perequê-Açu, Itaguá, Praia Grande, Sumaré, Ressaca, entre outros, com possibilidade de expansão.