Ubatuba participa da Semana de Prevenção da Febre Maculosa

A Semana de Mobilização para Prevenção da Febre Maculosa, promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, acontece de 18 a 22 de setembro e Ubatuba participa da campanha intensificando a divulgação de medidas preventivas contra a doença que é transmitida pela picada do carrapato infectado com a bactéria do gênero Rickettsia.

Altamente letal para o ser humano, a febre maculosa causa sintomas como febre, dores de cabeça, abdominais e musculares, além de manchas vermelhas pelo corpo. Após a picada do carrapato contaminado, o período de incubação da bactéria é de dois a 14 dias. A doença tem cura, mas o tratamento deve ser iniciado logo nos primeiros dias dos sintomas.

Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância de procurar rapidamente uma unidade de atendimento assim que houver suspeitas, para que sejam feitas as coletas de exames específicos (duas amostras com intervalo de 15 dias) para que se tenha o diagnóstico. A prevenção é baseada no impedimento do contato com o carrapato. Entre as orientações estão:

• Redobrar os cuidados ao entrar em contato com área de mata;
  • Evitar andar em locais com grama ou vegetação alta;
  • Usar calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas, dando preferência ainda a roupas claras que facilitam a identificação do carrapato;
  • Retirar os carrapatos (caso sejam encontrados no corpo) preferencialmente com auxílio de uma pinça;
  • Não esmagar o carrapato com as unhas, pois ele pode liberar bactérias e contaminar partes do corpo com lesões;
  • Realizar o controle com antiparasitário nos animais domésticos, já que podem ser hospedeiros dos carrapatos;
  • Quanto mais rápido retirar os carrapatos do corpo, menor será o risco de contrair a doença.

A Secretaria de Saúde ressalta que a febre maculosa se dá apenas pela picada do carrapato infectado, não havendo transmissão da doença de uma pessoa para outra.