Comitê lança Plano Municipal da Primeira Infância

A noite de quinta-feira, 6, foi um dia histórico para Ubatuba: a data marcou o lançamento do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI) que aconteceu no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto e contou com a presença de autoridades, profissionais da Educação e sociedade civil.

O documento é resultado de um trabalho de quatro anos realizado por meio do envolvimento das diferentes Secretarias e órgãos públicos da administração municipal, poderes Legislativo, Judiciário e sociedade civil, juntamente com o Comitê Intersetorial do Plano Municipal da Primeira Infância com o objetivo de gerar ações efetivas para a faixa etária, que compreende crianças de 0 a 6 anos, fazendo a diferença para a vida delas e lançando metas e objetivos para serem cumpridos em 10 anos.

“O plano coloca o pequeno cidadão como prioridade nas políticas públicas. Nosso trabalho promoveu a escuta ativa das crianças e suas necessidades, garantindo o afeto, o cuidado, os estímulos e brincadeiras, promovendo a interação com pais e cuidadores e viabilizando o acesso a serviços adequados que resultam no desenvolvimento integral na primeira infância. Investir na primeira infância é a solução mais eficaz para sanar os problemas da sociedade”, afirmou a coordenadora do Plano, Ileana Solera.

Setores

Representantes de diversos segmentos envolvidos no Plano puderam fazer suas considerações sobre o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação juntamente com  Comitê Intersetorial do Plano Municipal da Primeira Infância.

A representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ana Oliveira, destacou que o documento é um instrumento de “reflexão, responsabilização e conscientização para cada um de nós a fim de garantir um futuro melhor para nossas crianças”. O secretário de saúde, Josué Gulli, falou sobre a satisfação da pasta em participar do trabalho e reforçou a importância do papel da Educação. “Nós somos resultado do que experimentamos e aprendemos quando somos crianças”, lembrou. O secretário adjunto de Assistência Social, Felipe Giraud, falou sobre os trabalhos desenvolvidos pela pasta, que afetam diretamente as crianças, como o Projeto em parceria com o estado denominado Viva Leite, que permite que crianças de zero a cinco anos recebam leite; a garantia da segurança alimentar de 260 famílias em vulnerabilidade social e as parcerias com projetos sociais como Namaskar e Gaiato, que atendem crianças a partir dos seis anos e beneficiam mais de 400 famílias.

Equipe

Ainda tiveram a oportunidade de proferir algumas palavras pessoas importantes no desenvolvimento do trabalho, como Luciana Gaspar, Sheila Barbosa e Débora Nardi, pioneiras nas ações, que puderam relembrar diversos momentos da trajetória.

“Esse plano e essas ações são para que as crianças sejam felizes. É por isso que a gente se une por elas sempre”, afirmou Luciana.

“Uma criança precisa de uma aldeia inteira. Se cada um de nós sair com essa sementinha e multiplicar isso, nos tornando responsáveis de fato pelas nossas crianças, o nosso futuro será melhor. Só agradeço a oportunidade de estar vivenciando esse momento”, compartilhou Sheila.

Débora complementou a fala das colegas, destacando que ter o plano finalizado é uma grande vitória. “Sabemos que não é algo fácil de se construir. Foram várias etapas e todos foram firmes até o final para conseguir dar conta, porque a coisa mais importante é cuidar da infância”, disse.

Importância

Todos, em suas falas, fizeram questão de destacar a importância do papel da prefeita Flavia Pascoal que, em seu mandato como vereadora, foi a responsável pela mudança na Lei Orgânica do Município instituindo a obrigatoriedade da criação do Plano, que tende ao Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016) e foi submetido e aprovado pela Câmara de Vereadores na Sessão ordinária da última terça-feira, 4, visando integrar o conjunto de leis do município.

A secretária de Educação, Fatinha Barros, expressou seu orgulho de presenciar o momento que oficializa o documento que contém ações que vão comprometer todo o trabalho voltado à primeira infância.

“Somos crianças somente uma vez na vida e quando mudamos o começo da história, mudamos a história inteira. A fase principal do desenvolvimento da criança é a primeira infância. Gostaria de agradecer todos vocês que acreditam nesse trabalho e gostaria de dizer que nós estamos aqui porque acreditamos na criança e no potencial que ela tem. Estamos felizes pois estamos no caminho certo”, salientou Fatinha.

A cerimônia foi abrilhantada com apresentações infantis do Coral de Libras da Rede Municipal de Ensino – do projeto Libras nas escolas, coordenado pelo professor Rodolfo Casesque; as apresentações de dança da Escola Bailarte com as professoras Clara Alves e Layla Correa, e a exibição da Jê Academia, com as campeãs da Copa Estadual de Ginastica Rítmica na categoria “mãos livres”, Helena Dutra e Catherine Notoya. Além de representantes da Prefeitura, a solenidade também contou com a presença do vereador Jorge Ribeiro representando a Casa de Leis.

Confira a apresentação do Plano durante a Sessão de Câmara de terça-feira, 4:

https://www.youtube.com/watch?v=yq7FBI7qqd8&ab_channel=C%C3%A2maraMunicipaldeUbatuba   (a partir dos 53 minutos)

Assista ao trailer com um resumo do trabalho: https://youtu.be/RAxnQi6f3Lc

PLANO MUNICIPAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA DE UBATUBA